TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Hospitalar

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA HOSPITALAR

JOELMA PEREIRA ALVES

PEDAGOGIA HOSPITALAR : A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

Brasília/DF

2017

JOELMA PEREIRA ALVES

PEDAGOGIA HOSPITALAR : A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado perante banca avaliadora do Curso de Pedagogia da escola de formação de Professores da Faculdade

Projeção com o pré requisito para a provação na disciplina de TCC II e para obtenção do grau de licenciado em Pedagogia.

Orientador(a):Prof.Renata Souza

Brasília/DF

2015

DEDICATÓRIA

             Esse trabalho é dedicado primeiramente a Deus ,aos meus familiares que sempre me apoiaram nessa árdua  jornada não me deixando desistir nem por um minuto.

             Dedico a minha Orientadora Renata Souza que soube me instruir e me mostrar o lado humano também além do profissional,obrigada por sempre acreditar em mim , e por todas as palavras de animo e que contribui para minha formação academica .

AGRADECIMENTOS

                Primeiramente tenho que agradecer a Deus que me proporcionou as condições fisicas e financeiras para seguir esse caminho sem ele nada disso poderia acontecer,e não só agradecer esse momento ,o agora mas esse tempo que tenho me dedicado a estar interiramente pronta para ter um profissão ao qual sempre irei me orgulhar e fazer com todo carinho e respeito que foi me passado.

             Agradecer a minha Orientadora Renata Souza uma das melhores pessoas que pude ter ao meu lado para me instruir e ensinar.Agradeço aos meus familiares que sempre me apoiaram e me dão forças para continuar trilhando esse caminho para amanhã eu também poder ser um auxilio a outra pessoa,e poder levar o bem e o maior tesouro que estou ganhando nesse momento que é a sabedoria e a hosnestidade de uma profissão honrossa, minha familia que me deu apoio e incentivo nos momentos dificeis,de desanimo e muitas das vezes em que estava cansada para estudar devido ao comprometimento de estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

             Aos meus colegas de classe pelo companheirismo em todos esses anos,pelas várias palavras sábias e de incentivos,pelas risasdas e pelas distrações em momentos adequados de relaxamento

           Aos meus amigos de foram que sempre viram meu desdobramento para ser o futuro,e a oportunidade em alguém,as palavras de carinhos que mederam também foram forças para incentivos mesmo sem alguns saberem.

          Eu só tenho a agradecer a cada um que faz parte da minha vida. Obrigado

RESUMO

              O presente artigo traz a finalidade de apresentar a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar , assim como o profissonal pode oferecer aprendizagem a crianças e adolescentes que ali se encontram, dando continuidade aos estudos durante a internação, as atividades ajudam o paciente em sua recuperação em partes,pedagogias e psicologicas,dando um suporte aos familiares  .

              A justificativa para o tema é pelo fato de muitas crianças terem seus anos letivos perdidos devido a internação ,por isso a finalidade da Pedagogia Hospitalar é trazer a educação até eles com o profissional.

              O artigo também traz a importância da compreensão do comportamento do ser humano e de como se pode desenvolver o potencial de cada paciente,considerando suas limitaçoes fisicas e até perceptivas, além de suas implicações socias e emocionais que se encontram ao meio do adoecimento e da internação.

               

PALAVRAS CHAVES:Pedagogia Hospitalar ;Atuação do Pedagogo ;Criança Hospitalizada ;Auto-estima;Atendimento Pedagógico.

ABSTRACT: This article elaborates a purpose of presenting an update of the toll in the hospital environment, as well as the profession can offer a learning of children and adolescents who are there, giving continuity to the studies during an hospitalization,Pedagogias and psychological, giving support to the relatives.

          The rationale for the topic is because of many children having their own years lost due to an inpatient, so one purpose of Hospitality Pedagogy is to  bring an education to them with the professional.

         The article also sheds light on the understanding of human behavior and how the patient's potential can be developed, considering their physical and perceptual limitations, as well as their social and emotional implications that are in the midst of illness and hospitalization.

KEY WORDS: Hospital Pedagogy, Toll Acting, Hospitalized Child, Self Esteem, Pedagogical Attendance.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................1

OBJETIVO.....................................................................................2

DESENVOLVIMENTO...................................................................3

CONCLUSÃO................................................................................5

REFERÊNCIAS..............................................................................8


1.INTRODUÇÃO

 

          Há uma preocupação extrema com o desenvolvimento escolar com as crianças e adolescentes que estao internados ou se econtram fora de escolas não percam seus conteudos escolares.

            Por isso a Pedagogia vem ganhando espaço desde a década de 90 pois foi nesse meado que orgaõs publicos vem inserindo o profissional pedagogico hospitalar nas politicas publicas de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (255.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com