TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa serviço social

Por:   •  5/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

A adoção na maioria das vezes é utilizada como meio para pessoas incapazes de terem filhos biológicos desempenharem o papel da maternidade e paternidade.

O tema procura mostrar a importância que tem a adoção na vida das pessoas, mas principalmente mostrar como pessoas completamente independentes conseguem adotar uma criança ou adolescente. Mostrar também quais as dificuldades e preconceitos que estas pessoas enfrentam ao optar por realizar este papel sozinho.

Grzybowski (2002) atribui ao divórcio muitas das mudanças sofridas pela família, levando-a transformações que, geralmente, culminam em reorganização de caráter singular, como a família monoparental, ou de caráter conjugal, no caso da família recasada.

No entanto, a monoparentalidade nem sempre está associada ao divórcio envolvendo também situações em que não houve união civil, ou nas quais solteiros decidem adotar. Ressalte-se, ainda, a importância de não se condenarem famílias adotivas como menos verdadeiras ou menos saudáveis, como se laços sanguíneos garantissem afeto. (WEBER, 2004)

A adoção é, portanto, uma das maneiras de se constituir família, cuja existência remonta aos primórdios da humanidade (BANDDEIRA, 2001). Definindo adoção, Diniz (1994) afirma que se refere à entrada em um ambiente familiar, segundo a legislação vigente, de crianças cujos pais morreram, são desconhecidos ou estão impedidos de exercer as funções parentais.

2. Conceito

Adoção para o direito civil é o ato jurídico no qual o individuo é aceito como filho de forma espontânea e de forma legal por uma pessoa ou por um casal que não são seus pais biológicos.

Visto de forma psicológica, é atribuído o lugar de filho a uma criança e/ou adolescente que não descende da mesma pessoa ou casal adotante, é a possibilidade de conviver e crescer dentro de uma estrutura familiar e, desta forma receber uma referência para o futuro. Para tanto é necessário, muito investimento afetivo e grande capacidade de acolhimento.

2.1 Motivação para adotar

Vários são os motivos que levam solteiros a adotar. Em pesquisa sobre a motivação de mulheres solteiras, divorciadas e viúvas que se inscreveram para adotar, Levy e Feres-Carneiro (2002) destacam o desejo de ser mãe e o medo da solidão como principais motivadores.

A adoção por pessoas independentes pode ocorrer por diversos motivos como, por exemplo: a vontade de ser pai ou mãe, a circunstância de que o adotado entrou em sua vida podendo ter sido abandonado na porta do adotante ou a perda do responsável ou está motivação pode vir também pela perda de um filho que gerou um divorcio.

Conseguimos observar em pesquisas pela internet, que muitos pais solteiros que procuram realizar algum tipo de trabalho voluntário, acabando direcionando-se ao “apadrinhamento de crianças carentes”, quando começam a exercer essa função, criam um vinculo tão grande, um compromisso com a criança e assim desenvolve o amor, posteriormente vindo o desejo de realmente se tornar pai ou mãe daquele jovem.

2.2 Processo de adoção

O processo de adoção para os pais solteiros demora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com