TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Epistemologia

Por:   •  15/8/2019  •  Resenha  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

NONATO JÚNIOR, Raimundo. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

RESENHA CRÍTICA

Resenha coletiva[1]

       O trabalho a seguir se propõe a realizar uma análise descritiva da obra Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria, de autoria do mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO. O livro é dividido em sete capítulos onde Nonato, em uma linguagem sempre didática, passeia pela história não apenas do curso de secretariado executivo, como também pelos conceitos e pré concepções filosóficas acerca do que é e como se faz ciência incluindo sua aplicação, além de pontuar as questões e indagações ainda presentes no âmbito secretarial profissional e acadêmico.

        No primeiro capítulo de sua obra, Nonato faz uma reflexão no que diz respeito à produção intelectual humana. Ao indagar como e porque surgem novos conhecimentos, o autor pontua que os seres humanos estão sempre criando formas de conhecer o mundo e a si mesmo a partir de suas necessidades. Esses conhecimentos, por sua vez vão se tornando mais complexos com o passar do tempo e vão interferindo diretamente na forma com que vemos o mundo e como nele vivemos. Essa complexidade também marca a forma de se fazer ciência. O saber científico já foi produzido por diversas formas e coube às áreas do conhecimento adequarem-se às constantes concepções. Com o secretário executivo não é diferente. Na concepção atual de ciência, se faz necessário que uma área de conhecimento específico reivindique seu campo de atuação e seu objeto de estudo. A partir desse ponto surge a necessidade das Ciências da Assessoria, proposta pelo pesquisador.

    A epistemologia, processo de teorização do conhecimento em busca de autoconhecimento, é tema do capítulo seguinte onde Nonato traz a história dessa metaciência e suas diversas concepções de acordo com os mais antigos filósofos aos mais contemporâneos. É entendido então que a epistemologia científica é de caráter fundamental para as áreas do conhecimento em sua totalidade pois é através dela em que problemas conceituais são identificados, possíveis proposta são concebidas e sua produção científica é validada. Por isso é de suma importância a instauração de uma epistemologia secretarial.

    No terceiro capítulo desta produção, o autor se propõe a enxergar o secretariado executivo sob a ótica da história e com isso realiza uma cronologia a partir dos primeiros indícios do fazer secretarial como fora identificado no trabalho do escribas na antiguidade até sua configuração contemporânea. Do escriba até o secretário executivo, o mundo viveu inúmeras mudanças e, alinhado aos mais diversos acontecimentos, o profissional secretário sempre se moldou a fim de acompanhar as novas tecnologias e configurações de trabalho e sociedade, tanto no Brasil como no mundo todo. E como toda evolução traz à tona algumas questões, atualmente, o secretariado no país possui demandas nos âmbitos acadêmico e profissional.

      Como visto previamente, a epistemologia é de suma importância para o saber científico, pois a partir desse movimento de autoconhecimento é possível compreender as limitações e potencialidades de determinada área. Em sua análise, Nonato apresenta no quarto capítulo os principais obstáculos por ele identificados que dificultam e descredibiliza a produção científica em secretariado executivo, como por exemplo o achismo, o empirismo, e tecnicismo, dentre outros pontuados pelo autor.  Através da teorização proveniente da epistemologia é possível demarcar e organizar os conhecimentos das assessorias e se contrapor aos obstáculos impostos ao conhecimento secretarial, dando suporte então as Ciências da Assessoria.

    Para avançar os obstáculos citados no capítulo prévio, faz-se então necessário a fundação das Ciências da Assessoria, concepção proposta pelo mesmo autor, cuja natureza propõe um corte epistemológico a fim de dar um novo rumo aos conhecimentos da área. A partir desse corte, Nonato então passa a destrinchar de forma minuciosa a demarcação do campo científico dessa ‘nova ciência’ bem como sua atuação e seu objeto de estudo. Nesse momento da obra também são explicitados conceitos norteadores do secretariado executivo no meio acadêmico, propondo uma articulação entre a epistemologia das assessorias com o fazer secretarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com