TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Raça e Progresso

Por:   •  1/10/2021  •  Resenha  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Acre

Licenciatura em Ciências Sociais

Trabalho de Teoria Antropológica I  

Professor Leonardo Lessin

Aluno: Gean dos Santos Cabral

Raça e Progresso - Franz Boas

Neste trabalho acadêmico tratarei de expressar meu entendimento daquilo que foi lido e, principalmente, ensinado pelo professor da disciplina Teoria Antropológica I, Leonardo Lessin, do curso Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Acre – UFAC, a respeito do capítulo intitulado Raça e Progresso, do livro ANTROPOLOGIA CULTURAL, assinado pelo antropólogo Franz Uri Boas, um antropólogo teuto-americano, um dos pioneiros da antropologia moderna, conhecido como "Pai da Antropologia Americana", a seguir:

Frans Boas começa seus relatos comentando a respeito dos problemas surgidos com a mistura de tipos raciais, no sul dos Estados Unidos da América, onde ocorreu mistura de senhores brancos e mulheres escravas durante o período da escravidão, de maneira que o número de negros diminuía ao passo que a população de cor ficava cada vez mais clara. Em seguida ele propõe como uma atitude sensata separar os aspectos biológicos e psicológicos das implicações sociais e econômicas da questão. Ele também cita a mistura de brancos com índios nos Estado Unidos e no Canadá, sem que isso tenha sido um importante fenômeno social.

"Se desejamos adotar uma atitude sensata, é necessário separar claramente os aspectos biológicos e psicológicos das implicações sociais e econômicas da questão. Mais ainda, a motivação social daquilo que está acontecendo precisa ser examinada, não do estrito ponto de vista de nossas condições presentes, mas de um ângulo mais amplo." (p.67)

Outra citação importante ele faz a respeito dos imigrantes vindos do México, das Antilhas, dentre estes alguns do sul da Europa sendo negros ou índios misturados. Além disso ele acrescenta os chineses, japonese e filipinos. A partir daí, ele então, começa a sua definição do termo raça citando a forma mais comum do linguajar popular quando se entende por raça um grupo de indivíduos que tem em comum algumas características corporais e até mentais.

"[...] No linguajar comum, quando falamos de uma raça, queremos denotar um grupo depess oas que têm em comum algumas características corporais e talvez também mentais. [...] Em relação a negros e brancos, podemos falar de traços raciais hereditários, à medida que nos referirmos a essas características radicalmente distintas. Em relação aos brancos e asiáticos orientais, a diferença não é tão absoluta, porque podem ser encontrados alguns poucos indivíduos em cada uma dessas raças aos quais essas características raciais não se aplicam bem; por isso não cabe falar, em sentido estrito, de traços raciais hereditários totalmente válidos." (p.68)

A seguir apresentarei mais algumas citações importantes que nos fazem entender melhor a respeito do assunto que está sendo tratado.

"Embora não seja necessário considerar as grandes diferenças de tipo que ocorrem numa população como fruto da mistura de diferentes tipos, é fácil perceber que a mistura desempenhou um papel importante na história das populações modernas. [...] É interessante observar que a grandeza espanhola sucedeu o período de maior mistura racial, e que seu declínio começou quando a população tornou-se estável, e a imigração foi interrompida. Isso deveria fazer com que parássemos para pensar, antes de falar sobre os perigos da mistura de tipos europeus." (p.70-71)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com