TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história das coisas

Por:   •  17/10/2017  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

“A história das coisas” é um documentário que aborda de uma maneira clara e simples como se dá o processo de criação dos bens materiais que compramos diariamente. Nos é mostrado desde a extração de sua matéria prima, sua confecção , a ideologia publicitária que na realidade passa a falsa ideia da necessidade em ter certo produto, nosso consumo desenfreado e por fim o seu descarte nos lixões. Todo esse processo irresponsável e agressivo que fortalece a imagem de que é preciso comprar tudo que se vê pela frente, causa um impacto horroroso não só no meio ambiente, mas em todo âmbito social.

Hoje em dia todos os produtos são descartáveis, seja um celular ou carro, desde o começo eles já estão sendo criados com uma vida útil curta para que ao passar do tempo se torne necessário obter uma “versão atual” (que não é tão atual como se imagina) desse produto. Com isso já se pode imaginar que na verdade ao invés de focar na duração da mercadoria, todo esse processo de criação foca justamente na REPOSIÇÃO, o que fortalece o pensamento de que é necessário sempre ter o mais novo, o melhor, o atual, e isso não só para a satisfação e realização pessoal, e sim para elevar-se e ser aceito pela sociedade. Com isso fica claro que todo essa cadeia interfere também nas relações humanas e no status social.

Outro fator interessante e importante que é abordado no documentário é a questão ambiental. Desde o momento em que a matéria é extraída, automaticamente já se interfere no meio ambiente, em questões climáticas, destruição de área verde e aquecimento global por exemplo.

Neste processo de extração e desenvolvimento do produto aumenta - se as substâncias tóxicas que estão silenciosamente contidas em todos os produtos que usamos no dia a dia e principalmente nos alimentos que ingerimos diariamente. Isso e o acúmulo de lixo em aterros prejudicam e contaminam o solo, a água, o ar, a saúde pública, as florestas e as cidades.

Acredito que esse documentário devia ser mostrado para todo o universo, pois possui uma linguagem de fácil entendimento e passa uma ideia bastante útil e impactante e acima de tudo, real e urgente. Penso que um dos maiores veículos que possa estar contribuindo para a melhoria não só para esse problema ambiental e sim para tantos outros problemas na sociedade, é a educação.

Pode-se dizer que até então seja impossível reverter essa situação, pois depende de um longo processo de conscientização e de reforma, por que desfazer todo esse problema e todos os danos que foram causados á natureza e ao ser humano é impossível. Não se pode esperar que isso vá se resolver sozinho, precisamos nos dar conta de que também fazemos parte do meio ambiente e que cuidar, respeitar e lutar pela preservação da natureza, é lutar por nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com