TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história das coisas

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica:

A história das coisas

É um documentário que relata especificamente o nosso papel diante do consumismo excessivo que praticamos hoje em dia. Qual é a nossa colaboração diária pra destruir o planeta. Mostra passo a passo como é a exploração dos recursos naturais, que segue cinco estágios de economia: extração, produção, distribuição, consumo e descarte. Expondo os impactos causados por essa forma de sistema na natureza, sociedades e nos seres humanos, mostrando o que geralmente os consumidores desconhecem, que é o valor real de produção dos produtos que utilizamos.

O vídeo é animado por desenhos autoexplicativos, com uma linguagem simples, possível de ser compreendida por qualquer pessoa com diferentes níveis de conhecimentos, o que o torna ainda mais genial. Nos faz refletir sobre a forma que podemos lutar contra isso e modificar esse cenário. Estimulando as pessoas a pensarem de fato de onde vem as coisas que utilizamos. Como são produzidas, onde são fabricadas, que tipo de toxinas são liberadas nesse processo, quanto percorreu até chegar nas vendas e para onde vão após descartadas.

Precisamos ter uma postura diante do que está acontecendo, nos informar sobre as coisas, ter uma consciência ambiental independente da classe social. Não precisamos ter especificamente aulas de ecologia para adquirirmos isso, o importante é cada um fazer a sua parte e divulgar o conhecimento e as informações para assim, tentarmos pelo menos amenizar essa situação.

Resenha Crítica:

O Futuro Roubado

É um documentário que expõe pesquisas que relatam como os contaminantes presentes nas mais variadas embalagens que têm como composição o plástico, causam sérios problemas ambientais e também os riscos a saúde humana e de outros organismos presentes no ambiente. Esses estudos relatados através de testes em laboratórios comprovam que as substâncias chamadas estrogênicas, que têm o mesmo efeito que o hormônio feminino no organismo humano, afetam a reprodução e a saúde de animais e seres humanos. Pesticidas como o DDT, e todas as embalagens plásticas possuem estas substâncias. Essas substâncias contaminam alimentos embalados em embalagens plásticas ou em latas com revestimento plástico. 

Nos homens as substâncias estrogênicas  afetam os testículos, diminuindo seu tamanho e diminuem a produção de espermatozóides. Nas mulheres, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Testes em animais revelaram mudanças mais preocupantes como a feminilização de peixes e o hermafroditismo com o desenvolvimento de órgão sexual oposto ao sexo do animal.

O documentário é rico em informações sobre tecnologia química, bem como informações pertinentes ao consumo de agrotóxicos e os efeitos causados pelos mesmos no ambiente e na saúde da população mundial. A contaminação provinda dos alimentos e da forma de desenvolvimento das indústrias, que tem como objetivo unicamente o lucro resultou em uma população doente, com baixa imunidade e com dependência fármaca. Precisamos mudar nossos hábitos alimentares e diminuir o consumo dos produtos que tenham na composição essas substâncias tóxicas e nocivas. Apesar de não ser possível nos livrarmos totalmente, pelo menos temos que adquirir uma postura para mudar essa realidade, optar por alimentos mais saudáveis e cobrar dos governantes políticas públicas que garantam qualidade de vida para os seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (746.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com