TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTICULANDO PROFISSÃO COM FORMAÇÃO: ALUNOS EGRESSOS DO IFRO CAMPUS VILHENA

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 13

ARTICULANDO PROFISSÃO COM FORMAÇÃO: ALUNOS EGRESSOS DO IFRO CAMPUS VILHENA

OLIVEIRA, Edeli Diogo[1]

RESUMO

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Vilhena iniciou suas atividades no ano de 2010 com o curso de Edificações, com duração de dois anos, para os alunos que já haviam concluído o ensino médio. No ano de 2011 com a proposta de ampliação, a instituição instalou os cursos de Edificações, Eletromecânica e Informática integrados ao ensino médio, no período diurno com duração de quatro anos. Desde então ano a ano vem oferecendo vagas e formando alunos nestes cursos. A instituição já formou cinco turmas de alunos dos cursos subsequentes, duas turmas uma na modalidade EAD, e outra na modalidade presencial, e no final do ano de 2014 formou três turmas do integrado sendo uma de cada curso, Edificações, Eletromecânica e Informática. Neste sentido observou-se a importância de identificar, localizar e verificar onde estão os alunos egressos dos cursos técnicos do IFRO Campus Vilhena. Verificar se estão inseridos no mercado de trabalho e se na área do curso técnico realizado no IFRO. Desta foram, o objetivo do estudo é descrever o perfil dos egressos dos cursos técnicos do IFRO - Campus Vilhena, bem como, conhecer os reflexos do curso para a atuação nas profissões e a mobilidade no mercado de trabalho. O método será a coleta de dados com questionários devidamente estruturados, enviado aos Egressos através de e-mail.

Palavras-chave: Egressos, Cursos técnicos,

1 INTRODUÇÃO

Os cursos técnicos do IFRO-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, têm por objetivo formar profissionais para o mercado de trabalho. Na Instituição não está consolidada o acompanhamento destes profissionais para saber se estes profissionais estão inseridos no mercado de trabalho na sua área de formação. Assim este estudo pretende analisar o perfil profissional dos egressos e articular os cursos com as exigências profissionais do mercado de trabalho.

Desta forma a presente análise se faz necessário pela a importância de avaliar os cursos técnicos e criar um vínculo entre formação e mercado de trabalho. Enfim criar um elo entre a qualificação profissional que o mercado demanda e a formação dos cursos técnicos é essencial para atender os objetivos propostos pela legislação e a finalidade da oferta destes cursos.

Nessa perspectiva o presente artigo é importante porque permite mostrar os resultados efetivos da formação de cada curso e o perfil profissional para ajustes e tomada de decisões pela instituição para melhorar seus currículos e decidir no Projeto de Desenvolvimento Institucional por cursos que a cidade demanda a mão de obra efetivamente.

Não obstante, a pesquisa de egresso é um relevante serviço que as instituições de ensino tecnológico podem realizar para identificar a situação dos profissionais que ela forma junto ao mundo do trabalho, efetivar a identificação do perfil profissional dos ex-alunos, o potencial de conhecimento adquirido por, que pode contribuir para a melhoria das práticas de ensino e de estágio dentro da própria instituição.

Conquanto, a análise dessas informações permite saber o que os egressos pensam sobre a formação recebida, visando ao procedimento de ajustes no Projeto Pedagógico dos Cursos, para adequá-los às demandas do mercado de trabalho e a formulação da política para o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, possibilita perceber o grau de inserção da instituição na sociedade, no cumprimento da sua responsabilidade social.

Haja vista que uma das finalidades de uma Instituição de ensino Tecnológica é a preparação de um profissional técnico e a pesquisa com os egressos permite que ela tenha o retorno quanto à qualidade dessa formação, principalmente no que se referente à qualificação para o trabalho. Além disso, a qualidade dessa qualificação possibilita dimensionar o grau de inserção da instituição no contexto da sociedade.

Destarte, a pesquisa com egressos é um importante procedimento de avaliação dos cursos ofertados pela instituição, capaz de fornecer informações necessárias ao planejamento de ações para a correção de distorções que possam ocorrer desde o planejamento até o desenvolvimento e evolução dos cursos. Nesse sentido, o investimento na pesquisa com egressos representa a geração de informações fundamentais para a auto avaliação das Instituições de Ensino Tecnológico, a avaliação da qualidade dos cursos e o consequente dimensionamento da importância da instituição para a formação do profissional qualificado para o efetivo exercício no mercado de trabalho, seja nos setores produtivos, de serviço ou na área do ensino e da carreira acadêmica.

2 REVISÃO DE LITERATURA

O Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRO Campus Vilhena é uma instituição social e, portanto, está inserida na sociedade. Isso significa como pondera Chauí (2001, p. 35), que uma instituição de ensino “[...] não é uma realidade separada e sim uma expressão historicamente determinada de uma sociedade determinada”. Conhecer o que faz o IFRO campus Vilhena no âmbito do ensino técnico é, portanto, um dos caminhos para sabermos o que a sociedade deseja dessa instituição e o que ela, efetivamente, responde a esses anseios. E isso depende da geração de informações que possam ser apropriadas por aqueles que desejam conhece-la.

Por outro lado, no que tange a educação tecnológica há certa carência de literatura especializada para apresentar informações acerca dos egressos dos cursos tecnológicas no país. Não se sabe, por exemplo, o perfil daqueles que deixam essas instituições, a contribuição da formação acadêmica para a vida profissional, o tipo de inserção no mercado de trabalho, o grau de satisfação e perspectiva profissional. A pesquisa com egressos se apresenta, diante das necessidades de conhecimento acerca da formação ofertada.

Esse retorno é fundamental para a formulação de políticas de superação e manutenção no sistema de educação tecnológica em geral. Lousada & Martins (2005, p. 74) concordam que “[...] conhecer o que fazem (os egressos) como profissionais e cidadãos e suas adequações aos setores em que atuam, possibilita uma reflexão crítica sobre a formação e sua relação com as necessidades do mercado de trabalho.”.

Entendemos que a atuação de uma instituição que oferta cursos técnicos profissionalizantes, reflete sua responsabilidade, dentre outras, com o desenvolvimento econômico e social. Ao preparar os alunos, nos seus diversos cursos técnicos, a instituição tanto assume uma responsabilidade com a formação da mão de obra para atendimento aos setores econômicos, quanto se responsabiliza pela preparação de cidadãos capazes de assumir, com ética e senso de justiça, os diversos papéis sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com