TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATD DIDATICA

Ensaios: ATD DIDATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

Conceitos científicos nas histórias em quadrinhos: possibilidades e desafios para um processo de textualização

The scientific concepts in comics: possibilities and challenges for a process of textualization

Francisco Fernandes Soares Neto

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT - UFSC

ticofisica@gmail.com

Patrícia Barbosa Pereira

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT - UFSC

patricia2708@gmail.com

Carlos Alberto Souza

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT - UFSC

carlos.souza@ifsc.edu.br

Resumo

Neste artigo, ao assumirmos as Histórias em Quadrinhos (HQs) como linguagem e tentarmos entender seu funcionamento, buscamos delimitar seu encontro com a educação em ciências, na intenção de melhor compreendermos as peculiaridades desse processo de aproximação. Na tentativa de viabilizar nossas análises, damos enfoque a uma HQ que apresenta uma proposta de textualização de conceitos de Física, voltada ao tema Eletricidade. Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), delineamos os efeitos da Transposição Didática (TD) nesse material selecionado. Dentre as evidências, constatamos que, na medida em que a linguagem dos quadrinhos se propõe a tratar de assuntos da ciência, o funcionamento das suas estruturas deve ser levado em consideração, de maneira a ampliar as possibilidades de compreensão não somente dos conceitos científicos, mas também da ciência e de sua dinâmica.

Palavras chave: histórias em quadrinhos, linguagem, ensino de Física, transposição didática.

Abstract

In this article, to assume the Comics (HQs) as language and try to address their operation, we seek to delimit his meeting with education, specifically in science, hoping to better understand the peculiarities of this approximation process. In an attempt to facilitate our analysis, we direct the eye to a HQ that proposes a textualization of physics concepts, focused on the theme electricity. Through Discourse Textual Analysis (DTA), outlined the effects of Didactic Transposition in selected material. Among the evidence, we find that, to the extent

Processos e materiais educativos na educação em ciências 2

Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC

Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013

that the language of comics is proposed to deal with matters of science, the functioning of the structures should be taken into consideration in order to expand the possibilities of understanding not only of scientific concepts, but well as science and its dynamics.

Key words: Comics, language, Physics teaching, didactic transposition.

Introdução

A importância da linguagem parece ser algo inegável para a compreensão do mundo a nossa volta. Como afirma Lopes (2000), podemos considerar que ela não apenas relata os fatos, mas também os representa e atua em sua constituição. Além disso, “existe uma dimensão material que ultrapassa a linguagem, ainda que com ela se relacione dialeticamente em um processo de mútua constituição.” (ibidem, p. 12).

Levando em consideração o ensino de Física, quando nós professores trazemos conceitos estruturados de alguma maneira específica (seja via quadro negro, linguagem verbal ou mesmo em textos escritos), podemos considerar que existirá sempre uma tensão entre o que se foca como objetivo de ensino e o que será interpretado e compreendido pelos estudantes no momento da interação com o objeto. Dessa forma, podemos considerar que, como a ciência, a linguagem também possui uma determinação histórica, o que faz com que, em alguns momentos e contextos, símbolos façam sentido, ou não, possuam significados inteligíveis e possam ser difundidos.

Mas, como essa linguagem da ciência pode chegar na sala de aula? Ao se propor uma análise da epistemologia escolar em ciências, é interessante observar, como Lopes (2000), ao fazer referência à obra de Gaston Bachelard, que essa linguagem se enriquece ao considerarmos a perspectiva histórica e a característica descontinuísta do conhecimento. Isso significa, entre outras coisas, uma aproximação do ensino de ciências com aspectos relacionados a sua história, filosofia e sociologia, podendo se configurar em um dos caminhos possíveis, e um tanto quanto férteis, para analisarmos a entrada da linguagem científica no ambiente escolar.

Bachelard (1996) desenvolve a ideia de descontinuidade entre o conhecimento comum e o conhecimento científico, ao observar, por meio de fatos históricos, esse processo no próprio desenvolvimento da ciência. A aproximação de suas reflexões com o campo da educação também pode ser subsidiada pela compreensão da existência de um conhecimento tipicamente escolar, como é defendido por Chevallard (2009), quando o mesmo assume que a educação se configura como uma instância própria do conhecimento, não sendo ela uma simples reprodução ou a mera simplificação dos conhecimentos científicos.

Neste sentido, a relação entre as duas instâncias, a de conhecimentos científicos e a de conhecimentos escolares, se dará, entre outras coisas, em virtude da legitimidade conferida às ciências, influência de instâncias educacionais, políticas e sociais. Assim, os conhecimentos que atuam no campo da educação passam por alguns processos, vindos do campo das ciências. Dentro desta perspectiva, de relações e transformações de saberes, Astolfi e Develey (1990) também identificam uma nova forma de organização do conhecimento, referente a produção de conhecimentos escolares.

Dessa forma, é possível entender que os conhecimentos científicos e os conhecimentos escolares são conhecimentos distintos e aceitamos que, no ensino Física, sempre estaremos situados dentro do propósito de ensinar uma linguagem científica que rompe com a linguagem comum, em conversa com a mesma. Como faz Bachelard (1996, p. 24), podemos vislumbrar que “toda linguagem científica deve começar, como geralmente explicado, por uma catarse intelectual e afetiva.”.

Processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com