TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                    Anhanguera – UNIDERP

Serviço Social

Fundamentos das Políticas Sociais

Cintia Rodrigues de Figueiredo Ribeiro                R.A. 423937

Eliana de Fátima Vaz Bueno                                R.A .423247

Keli Renata Luz                                                R.A 431550

Michele Ribeiro                                                R.A. 431532

Produção : Artigo Científico – A criação do Serviço Social e sua prática junto às Políticas Sociais

[pic 2]

  http://1bp.blogspot.com (Acesso:19/09/2014)

Professora: Ma. Edilene Xavier  Rocha Garcia

Pilar do Sul, 20 de Setembro de 2014.

Segundo Julien Freund, Política é “a atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma unidade política particular”.

Por definição Política é a arte de governar, é o uso que se faz do poder para defender  direitos de cidadania. Ela está presente em nossa vida, em todos os aspectos (público e privado). Desde que nascemos, na vida familiar, em nossos relacionamentos com as pessoas, no lugar onde moramos, na escola, enfim em todos os lugares onde atuamos fazendo parte da sociedade, Estado e do País onde vivemos.

Começamos a humanizar nos quando nascemos e passamos a socializar-se , criamos vínculos, inserimo-nos numa comunidade onde compartilhamos a mesma linguagem, nossos costumes e nossa cultura. Em tudo isso o nosso ser político vai se manifestando e moldando.

E nessa perspectiva, segundo Claudia Korol, (militante estudantil) “o ser humanos ou humanas significa localizar-nos no conjunto de relações sociais, de maneira que reproduzamos a cultura que oprime e disciplina os corpos, idéias e desejos, ou que promovamos com nossas vidas a emancipação coletiva e individual, a antecipação em nossas práticas do reino de liberdade neste mundo. Significa também uma atitude frente à natureza, que reproduza a lógica depredadora e desintegradora que se reconhece no conceito de “exploração”, ou desafiar a criatividade, inventando uma maneira de viver no mundo que permita estabelecer relações de intercambio com o ambiente no qual nascemos e crescemos, evitando os riscos já evidentes de sua destruição, ou de torná-lo inabitável para a espécie humana.”

Nossa ação política diante da vida é feita quase sempre de omissões e atitudes,onde nos tornamos politicamente responsáveis pela busca de uma sociedade mais justa, democrática de fato, geradora de oportunidades e possibilidades de inclusão e direitos iguais .

Vivemos em uma sociedade capitalista, formada por uma cultura individualista, influenciada pela globalização, onde as nossas relações culturais, nossos valores, princípios, refletem se no nosso ambiente familiar, social e escolar.

Nos deparamos com grandes desafios para sermos de fato, verdadeiros educadores sociais, onde buscamos o novo através de um trabalho científico, pesquisas ,adaptando e nos moldando à necessidades do presente, refletindo sempre sobre a nossa prática e atuação .

Nosso trabalho se dá com indivíduos em situações de vulnerabilidade social, onde não basta nosso conhecimento teórico. Nossas ações devem ser também de cunho político e ideológicos. .

Citamos abaixo, segundo André Michel dos Santos  e Vanessa dos Santos Nogueira, quais as habilidades que um Educador Social deve desenvolver para bem exercer seu trabalho:               

 I -   Um respeito real e profundo pelo ser humano;

II -   Capacidade para perceber, na comunicação, os aspectos que subjazem à palavra dita;

 III -  Transparência na sua forma de ser;

IV – Apoiar as pessoas em seu desenvolvimento para que elas mesmas possam desenvolver e solucionar os seus problemas individuais ou grupais;

V – Potencializar as habilidades de cada um, permitindo com que o mesmo decida por si mesmo.

Em virtude das demandas sociais e das exigências necessárias do profissional Educador Social, acreditamos que as habilidades acima citadas devem nortear nossas ações em nosso campo de atuação.

Prosseguindo em nossas reflexões vamos falar um pouco sobre o filme “Gandhi”o qual chama nos a atenção, em primeiro lugar devido a precoce morte de Gandhi. Alguem que sempre lutou pela não violência morre vítima desta mesma violência.

Era o ano de 1893, áfrica do Sul mais exatamente em Maritzburg, chama a atenção a cena dentro de um trem, onde um policial joga fora Gandhi (Mohandas Karamichad Gandhi), então advogado devido estar viajando em primeira classe. A partir deste fato Gandhi inicia uma luta contra a discriminação racial na África do Sul.

Gandhi utilizava-se de forma inteligente do poder público e da imprensa.

Ocorrem então os primeiros conflitos entre hindus e muçulmano. A opinião pública mundial manifesta-se  sensibilizada através da imprensa. E assim Gandhi consegue - a Índia é independente. Mas nem tudo está resolvido, continuam as divisões entre os hindus e muçulmanos na Índia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (142.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com