TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superdotação e Altas Habilidades

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 9

Letícia Magalhães Gomes (1390423)

Disciplina: Superdotação e Altas Habilidades (PEE07)

Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:404151) ( peso.:1,50)

Prova Objetiva: 7135097

Nota da Prova: 9

1.

A pesquisadora Eunice Alencar, em diversos estudos, sugere que podemos identificar diversos mitos ainda presentes em nossa sociedade que se referem ao sujeito com superdotação. Alencar considera que a perpetuação de tais mitos pode ser agravada pela desinformação. Sobre esses mitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Podemos afirmar que todas as pessoas superdotadas eventualmente tornam-se um gênio, tal fato é inevitável e determinado.

( ) Podemos afirmar que crianças superdotadas podem apresentar, em algum momento de suas vidas, dificuldades em lidar com situações do cotidiano e no contexto escolar.

( ) Podemos dizer que nem todas as pessoas caracterizadas como crianças precoces tornam-se adultos superdotados.

( ) Podemos dizer que as pessoas com altas habilidades e superdotação necessitam de apoio em algum momento da sua vida, no que se refere a aspectos pessoais ou a aspectos intelectuais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - V - F.

b) F - V - V - V.

c) V - F - F - F.

d) V - V - F - V.

________________________________________

2.

O Ministério da Educação propõe adaptações curriculares para desenvolver a competência ao atendimento às necessidades educacionais de alunos com altas habilidades e superdotação. Entre estas alternativas temos o atendimento por meio do ensino com professor itinerante. Sobre o atendimento a pessoas com altas habilidades e superdotação por meio do ensino com professor itinerante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Atendimento de trabalho educativo desenvolvido por professor especializado e/ou supervisor, organizado com os alunos individualmente ou em equipe. Os atendimentos podem ser realizados na escola regular, com a frequência de no mínimo duas vezes por semana.

( ) Uma alternativa de atendimento para os alunos com superdotação e altas habilidades seria em horário diferente do regular. Os professores desenvolvem um trabalho especializado com programa de atividades específicas.

( ) Atendimento que proporciona ao aluno a oportunidade de se concentrar, limitando a área de interesse e transformando a situação num problema pesquisável. Possibilita aos alunos encontrarem metodologias adequadas para continuar os estudos.

( ) Nesse tipo de atendimento, as atividades acontecem em paralelo, garantindo ao aluno com superdotação e altas habilidades o interesse e a motivação. O professor da turma regular necessita de orientação técnico-pedagógica especializada para desenvolver as atividades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - V - F.

b) V - F - F - F.

c) V - V - F - V.

d) F - V - V - F.

________________________________________

3.

Joseph Renzulli desenvolveu uma teoria amplamente utilizada no estudo sobre altas habilidades e superdotação. A partir de sua teoria foi possível estabelecer um modelo, o qual ele chamou de o Modelo dos Três Anéis. Com relação ao Modelo dos Três Anéis proposto por Renzulli, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) No Modelo dos Três Anéis, há três conjuntos de traços em que apresentam igual importância. Entretanto, nem todos necessitam aparecer ao mesmo tempo ou em quantidade no comportamento de superdotação.

( ) Na identificação do superdotado pelo Modelo dos Três Anéis, há necessidade de grandes evidências em pelo menos um dos três conjuntos, para depois desenvolver os demais aspectos por meio dos programas de atendimento especializado.

( ) O conjunto caracterizado como Envolvimento com a Tarefa está presente em indivíduos que são muito criativos e capazes de elaborar atividades artísticas com a mesma qualidade, se comparadas a de artistas renomados.

( ) O Modelo dos Três Anéis de Renzulli, entre diversos dados que possibilita verificar, apresenta um conjunto bem definido de traços do superdotado, sendo estes: habilidades acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - V.

b) F - F - V - F.

c) V - V - F - V.

d) F - V - F - V.

________________________________________

4.

Renzulli (2000) foi um estudioso sobre os assuntos que permeiam a superdotação e altas habilidades, identificando em seus estudos a origem da superdotação em alguns indivíduos. Descobriu que algumas pessoas apresentam características diferenciais, traços específicos quando comparadas as outras pessoas. Ele aponta duas formas de identificação de pessoas com altas habilidades e superdotação: do tipo escolar e criativo produtiva. Sobre a superdotação do tipo escolar, avalie as asserções a seguir:

I- Na superdotação do tipo escolar, a pessoa apresenta como principais características: notas boas, amplo vocabulário, perseverança, boa memória e tendência a gostar dos espaços escolares.

PORQUE

II- A criança apresenta vontade de aprender novos conhecimentos, perseverando em seus estudos e sem a necessidade de estimulação mental.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: RENZULLI, J. S. et al. Scale for rating the behavioral characteristics of superior students - revised (SRBCSS - R). Journal of Advanced Academics, Storrs, n. 21, p. 84-108, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com