TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Autismo com um Filme

Por:   •  18/5/2016  •  Abstract  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Analise o filme estabelecendo relações com o processo de exclusão vivenciado pelas pessoas deficientes

O filme relata a história de dois irmãos autistas que, no decorrer do seu trajeto escolar enfrentaram dificuldades, tanto para se adequarem às normas da escola quanto para serem aceitos devido sua especialidade. Por se tratar de uma história verídica, retrata o que as pessoas com qualquer tipo de especialidade passam para poder ter seu direito à educação garantido.

O processo de exclusão é um fenômeno social e abarca os deficientes há muito tempo, e tem seu funcionamento na sociedade que segrega os diferentes e possuem pensamentos preconceituosos e de inferioridade.

Muitas conquistas já foram alcançadas, mas o preconceito e a exclusão ainda são bastante relatadas Tanto os deficientes físicos, como os intelectuais passam por dificuldades quando se trata de exercer seus direitos como cidadãos. Nas escolas, trabalho, meio social, são discriminados por terem alguma especialidade, sendo algumas vezes, excluídos de processos que são garantidos por lei

 Nas escolas, os alunos são discriminados por outros estudantes, e mesmo pelos professores e diretores das escolas, que nem sempre os matriculam. Seja pela arquitetura, seja pela formação dos professores que não os embasa suficientemente para atenderem as demandas dos alunos especiais. Nos locais de trabalho, são rejeitados por acharem que não possuem capacidade suficiente para exercerem atividades como os demais, julgando incapazes. No convívio social como um todo, os deficientes são excluídos dentro de uma falsa inclusão, no qual nem todos os espaços estão aptos para a sua mobilidade, assim como as pessoas, que precisam ser reeducadas para que possam entender que somos todos iguais, independentemente de qualquer diferença.

  1. Quais as mudanças operadas a partir dos anos 90

A política educacional brasileira, na década de noventa, começou o discurso decorrentes dos direitos que foram conseguidos na Constituição federal de 1988, que enfatiza a universalização do acesso, mas também dá espaço ao neoliberalismo, que objetivava a entrada do Brasil na modernidade. Após a constituição, surgiu a reforma na educação, objetivando o direito de todos a educação, e um ensino de qualidade.

A LDB também foi um avanço para a educação especial, pois esta veio junto a Constituição de 1988 ressaltar a prioridade do aumento das matrículas para as pessoas com deficiência na rede pública de ensino regular. No final da década, a educação especial se insere no contexto da reforma educacional do sistema de educação, e pelo discurso de inclusão escolar.

Com todas essas mudanças, ainda há mais a ser feito no que tange a educação especial e a inclusão escolar, haja visto que essas pessoas ainda passam por dificuldades ao tentarem adentrar aos espaços escolares e exercerem seus direitos, que é obrigação do Estado garantir que esses tenham acesso à educação, e a um ensino de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com