TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tribos Urbanas

Por:   •  22/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Instituto Educacional José Pereira do Nascimento

“Educando com Qualidade”

[pic 2]

GUSTAVO BATISTA MENDES

TRIBOS URBANAS

Projeto apresentado à disciplina Literatura como pré-requisito para a obtenção de nota na I Unidade Temática.

Professor(a): Romário

MONTEIRO/PB

2021

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho falará sobre o tema das Tribos Urbanas, falaremos, onde e quando surgiu o conceito de Tribos Urbanas, como elas se comportam e também alguns tipos de tribos.

Um conceito geral de Tribos Urbanas está relacionado a um pequeno ou grande grupo de pessoas que compartilham de mesmos hábitos, costumes, músicas, roupas, regras, comportamentos, e também estética próprias.

Essa ideia de Tribos Urbanas tomou um grande fortalecimento por volta da metade do século XX. Com isso, rapidamente esse conceito de tribos urbanas começou a ser falado amplamente na mídia, fazendo com que gerasse grande curiosidade, pois apesar de ser uma coisa “nova”, era bastante exótica e diferente do habitual.

2 DESENVOLVIMENTO

Esse conceito de Tribos Urbanas foi criado pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, no ano de 1985, na França. Para Maffesoli as tribos urbanas são como agrupamentos semi-estruturados, constituídos por pessoas que se aproximam pela identificação comum a rituais e elementos da cultura que expressam valores e estilos de vida, moda, música e lazer típicos de determinado espaço e tempo. Uma tribo é definida por uma sociedade ‘frouxa’, pela lógica hedonista e o não-compromisso com a continuidade na linha do tempo, expressa na valorização do aqui-agora. E ao mesmo tempo, seu caráter dinâmico e em constante transformação lhe confere um potencial criativo, inovador, que não pode ser desprezado.

As tribos são comunidades empáticas, organizadas em torno do compartilhamento de gostos e formas de lazer. Os vínculos comunitários perduram enquanto se mantém o interesse pela atividade (uma apresentação musical, uma festa ou manifestação política). Os membros da tribo se portam como personagens de um enredo imaginário, o que configura sua identidade de papel, uma persona: para cada situação um papel e para cada papel uma identidade, que evoca a exposição de determinados elementos de subjetividade e a ocultação de outros. Por outro lado, as referências simbólicas são frágeis, prevalecendo entre os sujeitos a identificação imaginária, ou seja, tecida em torno da adesão a uma imagem compartilhada.

As tribos urbanas são geralmente pequenas e se identificam com o espaço da cidade para habitarem e desenvolverem suas atividades. Um dos campos bastante afetados pelas tribos urbanas é o da moda, que acaba sendo inovada ao levar para passarelas as inspirações advindas das ruas. Como o sentimento de pertencimento grupal; Inovação estética; Expressão cultural; Direito à diferença e; Coletividade.

Por outro lado, existem também aspectos negativos, seja das próprias tribos urbanas como também de fora delas. Como o preconceito, estereótipos e o Etnocentrismo.

Agora citaremos e falaremos sobre alguns tipos de tribos urbanas. Existem muitas tribos urbanas que se formaram durante longos anos e até se globalizaram.

Surfistas: foi um movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 50, esse esporte se popularizou em diversos lugares do país, principalmente na Califórnia. Os surfistas (ou surfers em inglês) têm a natureza como filosofia da vida, desde o mar, as ondas e as energias. Possuem um estilo próprio de indumentária, com roupas leves, como bermudas, saias e roupas apropriadas para a prática desportiva.

Skatistas: os skatistas (ou skaters em inglês) é uma tribo urbana muito popular que surgiu na Califórnia, Estados Unidos, na década de 60. Inicialmente foi chamada de “sidewalk surf’’, uma vez que surge inspirado nas ideias dos surfistas, porém desenvolvido nas cidades. Ele envolve o equilíbrio numa pequena prancha de quatro rodas que desliza no solo. Esse grupo possui um estilo próprio de vestimenta, desde boné, calças largas e tênis apropriado para a prática desportiva.

Góticos: os góticos são um grupo originado na década de 70, nos Estados Unidos e na Europa, e sua ideologia é o “luto pela sociedade”. Dessa maneira, a moda gótica é marcada pelo uso de cores frias, comportamento introspectivo e depressivo. Os góticos cultuam as sombras, costumam frequentar cemitérios e apreciarem poesias românticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com