TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais diferenças entre as revoluções francesa e americana

Artigo: As principais diferenças entre as revoluções francesa e americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

A Revolução Francesa modificou o sistema político ocidental, derrubando o Antigo Regime e separando Estado e Igreja.

Já a Revolução Industrial modificou o sistema econômico, tendo seu início na Inglaterra.

Na Revolução Francesa a burguesia derrubou a monarquia francesa do poder, na Revolução Industrial a burguesia consolidou o seu poder através da exploração do trabalho proletário.

Sendo que a Revolução Francesa abriu a mente do povo para a pretensa igualdade, solidariedade e fraternidade pela democracia e a participação popular, também descentralizando as formas de governo e trazendo a libertação dos reis e da nobreza, porém entregou o poder à burguesia que os conduziu.

Já na Revolução Industrial abriu-se os caminhos para o Capitalismo se firmar, assim trouxe a modernidade e a praticidade do consumo e do uso caseiro às famílias criando-se o trabalho, conquistando os quatro ventos, mas escravizou o homem a esse trabalho e às cargas horárias e produziu um verdadeiro descontrole ambiental.

Mas é chique e elegante como falar dos dois movimentos. Porém o que assistimos hoje é reflexo de todos os movimentos daqueles passos do passado bem como as Potências que hoje governam nossos interesses.

Uma foi para ter Liberdade, outra gerou escravidão dos operaria.

As principais diferenças entre as Revoluções Francesa e Americana, foi que uma teve suas raízes na Guerra dos Sete Anos. E a outra foi influenciada pelas ideias do Iluminismo e pela Independencia Americana e suas causas podem ser divididas em quatro grupos: políticos,sociais,econômicos e intelectuais.Ambas as guerras foram iniciadas por injustiças das monarquias e inspirados pelos ideais iluministas,e da Revolução Francesa foi,em grande parte,inspirada na Revolução Americana. As duas guerras diferem em alguns aspectos fundamentais. A Revolução Americana foi uma revolta das colônias contra um rei estrangeiro,enquanto a Revolução francesa foi uma revolta das classes mais baixas dentro do seu próprio país. Na revolução Americana, o cidadão modelava as instituições;na França,eram as instituições que modelavam o cidadão. As duas trazem uma forma política:a Revolução Francesa opta pelo Estado-nação ,enquanto a America faz opção pela comunidade política,isto é,a sociedade civil. De um lado,o Estado-nação vela a diferença de outro a comunidade política, que se constitui de pessoas partilhando valores civis e objetivos comuns, abre espaço para a diferença. A Revolução Francesa consiste em um evento espetacular da modernidade. O movimento introduziu um novo padrão para a política, ligado ao conceito de necessidade, possibilitando aparecer a novidade e o popular na cena pública. A questão social passou a significar para todas as revoluções, exeto para a da revolução Americana, o problema mais urgente de ser resolvido politicamente. Em um estado de miséria e necessidade, a multidão acudiu ao apelo da revolução Francesa, inspirou-a, impulsionou-a para frente e, levou-a a destruição,pois essa era a multidão dos pobres. Quando ela emergiu no cenário da política, com ela surgiu a necessidade. O resultado foi que o poder do Antigo Regime tornou-se importante e a nova republica nasceu morrta.

Através de sua história, a Revolução norte-americana avançou para um objetivo fixo e definido. A Revolução Francesa nunca teve um objetivo definido e em vez de avançar numa direção, dirigindo-se para o objetivo estabelecido, precipitou-se tumultuosamente em milhares de direções.

Desde o início, os líderes da Revolução norte-americana sabiam exatamente até onde queriam ir e onde desejavam parar. Já estavam estabelecidas as constituições das diversas colônias e até a organização do governo federal, pelo menos em seus princípios. Sua finalidade não era criar a partir do nada, mas conservar o melhor do passado, não construir um novo edifício, mas livrar do antigo uma estrutura opressiva, construída por todos. Nunca lhes ocorreu reformar sequer o seu país, quanto mais o resto do mundo. Salvaram-lhe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com