TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  12/5/2016  •  Dissertação  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3
  • 1. Que imagem o ambiente passa? Comparem com os slides sobre percepção e comentem sobre os fatores que podem interferir na percepção de quem frequenta esse restaurante (fatores da situação, do observador e do alvo) –  e acrescentem um exemplo de cada fator, que mostre as diferenças de percepção que cada um pode ter em relação a esse estabelecimento comercial.

Aos fatores da situação que influenciam a percepção, pode-se correlacionar o ambiente , que nos transmite uma imagem negativa do local; o ambiente do trabalho e o ambiente social apresentam de início uma localidade não apropriada para o tipo de comércio , pelo fato de ser um local deserto, portanto perigoso. Ainda em relação ao ambiente de trabalho e o ambiente social, é notório a desconfortabilidade do comércio, poucas mesas e cadeiras, inclusive a situação das mesmas se encontram em estado de deformidade, algumas destas ficam até próximas do forno, o que leva à outro fator negativo, o clima. Um ambiente quente com má estrutura de ventilação se deve a um único ventilador. De fato, falta investimento, uma reforma talvez, pois até mesmo a pintura do local se denota pelo estado negativo.
De fato os fatores do observador, o ambiente não nos traz uma boa imagem, neste caso, os motivos externos –discriminados de início -, leva ao observador o desinteresse, fazendo-o julgar o comércio com base na sua auto-percepção pelas situações encontradas.
Com relação aos fatores do alvo, o comércio não oferece nenhuma novidade, nenhum tipo de entretenimento, que, apesar do bom preço do produto, não inclui certos benefícios de praxe – WiFi, TV, ambiente climatizado, música-, por fim, o atendimento é muito limitado, poucos funcionários.

  • 2.  O dono deveria mudar alguma coisa para tornar o ambiente mais atraente para o cliente? Ou o que faria com que as pessoas que vão a esse restaurante tivessem uma impressão melhor sobre ele? O que essas mudanças poderiam mudar em relação aos fatores internos (auto-percepção) ou fatores externos (hetero-percepção), das pessoas que frequentam esse lugar, levando em consideração o que foi explicado nos slides de percepção?

De fato, o ambiente não se mostra nada atraente para o cliente. Seria necessário um bom investimento em diversos setores do comércio uma reforma geral visando atender os fatores ligados ao observador. Neste sentido, os fatores internos, a forma com que o observador interpreta a situação, a organização em si, relaciona os seus valores e interesse. No caso, uma nova pintura, implantação de entretenimentos básicos, novos funcionários – isso ligado aos fatores internos -, traria uma boa impressão ao observador.
Já relacionado aos fatores externos, uma boa mudança a ser feita, seria mudar a localidade da organização, expandir a divulgação, isso seria criar uma estratégia e visar os fatores do alvo.

  • 3. Considerando as explicações dos slides sobre percepção, ocorreu alguma distorção de percepção (percepção seletiva, efeito de halo, projeção, estereótipo e efeito de contraste) em quem frequenta o lugar? Ocorreu dissonância cognitiva? Por quê?

Ainda sim, relacionado à organização comprometida pela imagem que transmite ao público, não houve distorções da percepção por parte pessoal. O ambiente deixou nítido o seu estado, não foi necessário comparação a outras organizações para que pudesse chegar à um estado de julgamento, já que, diversas características influenciaram nesse julgamento – e não apenas uma. Portanto é possível afirmar com base na ausência desses fenômenos da distorção da percepção, que não houve também dissonância cognitiva. Não houve incoerência com aquilo que foi apresentado pela organização, pois o que se pode esperar de um ambiente pouco investido? Portanto, aquilo que se transmitiu não foi controverso com aquilo que se ofereceu na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com