TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Humano

Por:   •  6/4/2016  •  Monografia  •  17.987 Palavras (72 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 72

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1]

CURSO DE ECONOMIA

HELEN DIANE DELFINO DOS SANTOS

A PESPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNESC NO ANO DE 2013 EM RELAÇÃO AO SEU FUTURO PROFISSIONAL DE ACORDO COM A TEORIA DO CAPITAL HUMANO

CRICIÚMA/SC

2013

HELEN DIANE DELFINO DOS SANTOS

A PESPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNESC NO ANO DE 2013 EM RELAÇÃO AO SEU FUTURO PROFISSIONAL DE ACORDO COM A TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Trabalho de Conclusão de Curso elaborado como cumprimento para obtenção do título de Bacharel em Economia, do curso de Economia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientador: Prof. MSc. Kristian Madeira

CRICIÚMA/SC

2013

HELEN DIANE DELFINO DOS SANTOS

A PESPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNESC NO ANO DE 2013 EM RELAÇÃO AO SEU FUTURO PROFISSIONAL DE ACORDO COM A TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Bacharel no Curso de Economia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Criciúma, 19 de Junho de 2013.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Kristian Madeira - Mestre - (UNESC) - Orientador

Prof. Thiago Rocha Fabris -Mestre - (UNESC)

Prof. Amauri de Souza Porto Junior - Mestre - (UNESC)


Dedico este trabalho primeiramente a Deus,

a minha família e ao meu esposo. Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para mais uma vitória alcançada.


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus que em nenhum momento tem me deixado só.

A minha família em especial meus pais Gelson dos Santos e Rosangela Delfino dos Santos, que sempre estiveram torcendo por mim e me incentivando em todos os momentos. E ao meu esposo que tem sido paciente e me ajudado para a realização de mais uma conquista. Amo muito todos vocês.

Aos meus irmãos Lilian e Abner, meus amigos e a todas as pessoas que de alguma contribuíram e me ajudaram nesta jornada.

Agradeço a coordenação e aos professores do curso que contribuíram para minha formação.

Ao meu Orientador Prof. Msc Kristian Madeira, pela sua paciência, sua dedicação, e toda a atenção durante o desenvolvimento da pesquisa.

“Educação nunca foi despesa. Sempre foi um investimento com retorno garantido”.

Arthur Lewis


RESUMO

A teoria do Capital Humano, desenvolvida por Theodore W. Schultz em 1940 mostra a importância do investimento do individuo em educação e pesquisa. Nos dias atuais observa-se que a busca constante por educação tem sido um dos fatores que tem contribuído para o crescimento econômico e também para o incremento na renda do trabalhador. Nessa linha, investigou-se um grupo de alunos ingressantes no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, situada na cidade de Criciúma/SC, objetivando-se

investigar qual a perspectiva dos alunos que estão ingressando no curso em relação ao seu futuro profissional. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa e de campo, precedido pela pesquisa em materiais bibliográficos. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários, que contou com a participação de 30 alunos do primeiro semestre do ano de 2013. O trabalho aborda a relação do estado com a educação, o investimento em educação e pesquisa baseada na teoria do capital humano assim como o histórico do curso de ciências econômicas. Este estudo proporcionou compreender que 43% (n=13) dos alunos optaram pelo curso pela existência de um amplo de mercado de trabalho e com uma grande diversificação de especializações. O foco da maioria dos pesquisados são os concursos públicos com 46% (n=14) das respostas, vindo em seguida à área financeira empresarial com 27% (n=8). Como a maioria dos alunos são jovens o intuito maior é a conquista de um melhor cargo e salário, como também a conquista do primeiro emprego. Para atender as expectativas dos alunos ingressantes é preciso focar o curso para o setor financeiro e empresarial, visto que a maioria dos alunos optou por estes setores.

Palavras- chaves: Educação, Capital Humano, Formação em Ciências Econômicas, Mercado de Trabalho.


LISTA DE FIGURAS

Figura 01: Corpo Docente por qualificação-2013        

Figura 02: Índice do vestibular do curso de Economia da UNESC        

Figura 03: Número de Dependentes        

Figura 04: Alunos inseridos no mercado de trabalho        

Figura 05: Renda Mensal Familiar        

Figura 06: Escolaridade dos alunos ingressantes        

Figura 08: Forma de financiamento da Graduação        

Figura 09: Motivos de escolher a UNESC        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.3 Kb)   pdf (798.5 Kb)   docx (254 Kb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com