TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias na educaçao infantil

Por:   •  5/5/2015  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS

Falar sobre ciência para as crianças tem como objetivo trazer o conhecimento para o campo da aprendizagem e isto acontece no momento em que nós professores apresentamos um fato ou mesmo este fato seja algo comum no dia-a-dia dos pequenos, seja da natureza ou da matéria, o que irá envolver os alunos nesse conhecimento é algo que muitos educadores não atentam: as perguntas, os questionamentos que surgem no momento de uma observação ou simplesmente quando uma criança conta um fato para a turma, fato este que desperta a curiosidade dos educando.

O trabalho da professora Inês retratado no texto, demonstra como é possível envolver aspectos do cotidiano, como o descarte de pilhas, podem agregar em um projeto de iniciação científica das crianças, ou seja, para um bom começo na aprendizagem da ciência é fundamental trazer para discussão algum fato já presenciado por eles. Outro aspecto importante do trabalho de Inês é a participação da família, com um simples questionário sobre o destino das pilhas usadas na casa das crianças. Elas não irão descobrir apenas dentro da sala de aula, mas irão levar as suas curiosidades para fora da escola. Também é importante ressaltar que os alunos de Inês estão no processo de alfabetização e durante o trabalho desenvolvido, os estudantes têm contato com textos informativos que a professora trouxe para a aula, o que também faz com que ocorram estratégias de leitura. Estamos falando de um projeto de iniciação científica, mas a alfabetização também está presente. Assim como Inês, nós educadores devemos nos atentar para os questionamentos dos alunos, isto direciona o trabalho para que, na reta final, apreensão do conhecimento seja adquirida com sucesso. Sobre a avaliação, do ponto de vista construtivista, a professora conseguiu fazer com que esta parte tão importante de todo o processo se concretizasse com suas observações e registros sobre os alunos, as atividades, os folhetos informativos produzidos por eles, enfim, o resultado de todo este trabalho não ficou apenas na sala de aula mas na comunidade também, como podemos observar na reportagem. Este é um projeto que pode, certamente, ser um modelo para tratar de outros assuntos ligados á ciência. Pensando nas possíveis descobertas que os alunos podem ter, o professor, como mediador, deve empenhar- se criando essas situações de investigação e descoberta. Deve estar atento para todas as etapas de um projeto de iniciação científica, deve buscar informações em várias fontes documentando todas as descobertas.

Hoje, trabalhar com projetos de investigação com os pequenos é algo que pouco a pouco vem sido aproveitado, sobretudo nas escolas públicas. Ainda não são a maioria os professores que exploram essas atividades de investigação. O trabalho realizado pela professora Inês provou que até mesmo as crianças do 1º ano podem participar de atividades científicas, desde que sejam bem direcionadas a criar hipóteses, investigar e por fim descobrir sobre o assunto abordado.


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Iniciação científica nas séries iniciais. Disponível em:< http://revistaescola.abril. com.br/ ciencias /fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtm l> Acesso em: 03 mar. 2015.

Revista Brasileira de Ensino de Física Disponível em: <  _abstract&tlng=pt> Acesso em: 03 mar. 2015.

    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com