TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos da teoria ator-rede aplicados ao desing

Por:   •  1/4/2019  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Fabricio Matricula:004662 Conceitos da teoria ator-rede aplicados ao desing: Meios para acompanhar a estabilização de artefato.

Os estudos para acompanhar a estabilização de artefatos, envolve várias etapas para concretizar e melhor compreensão e mostra os movimentos iniciais de projeto e os papeis atribuído aos artefatos e os estudos e pesquisa entre os designers também o contato inicial com o cliente, e elaboram conceitos para o trabalho e desenvolvimento para que o artefato possa atender as necessidades e ter resultados necessário. E o artigo descreve os acontecimentos e mudanças ocorrido pelo artefato após sua fabricação e caminhos que percorre até se tornar--se estabilizado socialmente e explica os fracassos de artefatos no estágio de projeto. No artigo da “teoria-ator rede ao desing “ mostra o percurso do artefato antes do projeto feito pelos desingners e estudos com finalidade de atender os clientes “com uma boa dose de segurança “ e também mostra quando o artefato após o projeto e como se comporta além das pesquisas dos designers e colocando em pratica os exemplos de artefatos até se tornar estável socialmente e momentos de fracassos o exemplo citado o celular blob que foi projetado sobre encomenda pela Easy Track , que garantia uma tecnologia, para atender determinados públicos, com mais eficiência, e ganhou até prêmios de reconhecimento apesar das expectativas o produto não conseguiu chegar as lojas, nisso o texto relata por qual motivo do artefato não ter ido as vendadas, e explica que essas ligações tem tudo a ver com os designers e os planejamentos. Então o artigo relata a teoria ator-rede (TAR) que fala dos estudos sobre os artefatos antes de estabilizarem socialmente e tem ligações com a sociologia técnica “no processo de construção de fatos e artefatos” e assim os artefatos sofrem ações humanas e não humanas e como exemplo as redes sociais que permite trocar mensagens com bastante agilidade. E seguida o autor do artigo põe sua teoria na pratica como o exemplo do guarda-corpo cicloviário na cidade de Porto Alegre. O projeto de guarda-corpo teve sua inicialização, e o primeiro assunto foi as condições financeiras e políticas para o projeto, a transformação já começou com controvérsias sobre os impactos e mudanças ocorrido na cidade e o outro obstáculo foram as críticas do material usado para a construção e o lugar aonde ia ser feito e priorizando a segurança, até chegando na escolha de um artefato feito de materiais reciclados. Após sua instalação o artefato já apresentava fragilidade segundo o autor o artefato teve diversos eventos que não conseguiu alcançar os acordos exigidos e não contornou os obstáculos.

O artigo apresenta que os designers eles fazem seus estudos do artefatos até o momento que o projeto e finalizado e outros não conseguem nem por em pratica por faltar planejamento porem a culpa não e somente dos designers pois há um interesse por atrás disso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com