TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Exames: ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MARCO AURÉLIO MAGALHÃES RIBEIRO JÚNIOR

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

ESTUDO DE CASO

Santa Cruz do Capibaribe

2013

MARCO AURÉLIO MAGALHÃES RIBEIRO JÚNIOR

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teorias da Administração ll; Introdução à Contabilidade; Introdução à Economia e Matemática.

Prof. Ivan Campos; Vânia Silva; Regina Malassisse e Helenara R. Sampaio

Santa Cruz do Capibaribe

2013

INTRODUÇÃO

Nesse estudo de caso analisaremos formas de melhorias para a empresa de seu Eustáquio. A empresa fabrica copos e está encontrando alguns problemas administrativos que estão impedindo o crescimento da mesma.

Apresentaremos aqui uma proposta de reestruturação onde a empresa é divida em áreas e tem as funções distribuídas entre funcionários e setores.

O estudo exigiu conhecimentos básicos de administração e seus princípios e contou com pesquisa em sites na Internet e nos livros das disciplinas para sua elaboração.

DESENVOLVIMENTO

A empresa de seu Eustáquio está numa situação bastante comum: estável mas sem perspectivas de crescimento e funcionários desmotivados. Numa situação como essa é necessário atentar para um plano de reestruturação dessa empresa.

Sabemos que a empresa de seu Eustáquio produz produtos descartáveis para festas e eventos, produtos de fácil comercialização em todas as regiões. Vimos também que a empresa está dividida em apenas dois setores: produção e administração. Onde a produção é funciona de forma desorganizada e a administração é centralizada; começaremos a reestruturação por ai.

Como o administrador / proprietário está familiarizado com todo o funcionamento da empresa, manteremos esse modelo de administração centralizada e começaremos pela organização do setor de produção. A determinação de um encarregado pelo setor vem como primeiro passo e logo em seguida a designação de função compatível a cada funcionário sob participação no lucro por produção. Isso promoverá diminuição no desperdício de insumos e motivação aos funcionários, proporcionando assim maior produção e garantia de estoque para futuras negociações.

Partindo daí, vamos a uma breve análise do perfil dos vendedores: aparentemente despreparados, não executam sua função por completo mantendo o mercado fechado para os produtos de seu Eustáuquio e limitando o número de clientes. Essa perspectiva deve ser completamente mudada, se for necessário a contração de vendedores capacitados ou a capitação dos já colaboradores.

Agora que temos uma direção a seguir, vamos dividir as funções de seu Eustáquio em áreas operacionais afim de facilitar seu controle sobre o desenvolvimento da empresa nesse novo modelo operacional. Com o aumento da produção mais os insumos do estoque e os novos canais de venda, seu Eustáquio pode se arriscar na contratação de novos funcionários para ajudá-lo na administração de sua empresa, a começar pela criação de um setor de Recursos Humanos, uma das áreas mais importantes dentro da empresa. O funcionário contratado para esse setor ficará encarregado a de desenvolver as atividades competentes a seu cargo, repassando as informações necessárias para a tomada de decisões do administrador / proprietário.

A criação de um Setor Financeiro será de alta importância para essa fase de mudanças e auxiliará muito no crescimento dessa empresa, agora já com novas perspectivas. É importante que seu Eustáquio participe das atividades contábeis da empresa junto ao seu contador para manter atualizadas todas as informações sobre seu patrimônio.

Com todas essas mudanças aplicadas, vamos investir no marketing da empresa. Um setor especializado ampliará o leque de oportunidade de negócios e vendas. Isso dará forma ao resultado final dessa proposta de reestruturação, dando a empresa a oportunidade de crescer e aos funcionários a oportunidade de crescer junto com ela, o resultado é motivação e lucro.

A tendência do mundo corporativista nos dias atuais é a valorização das pessoas. Durante a revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, mas na atualidade percebe-se que vivemos outra realidade, onde o principal ativo das organizações são as pessoas que fazem parte do universo daquela organização, por meio do incentivo do capital intelectual humano.

Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. Com base nisso propomos que o setor de Recursos Humanos da empresa de seu Eustáquio destaque-se pela participação nas funções operacionais da empresa, onde trabalhará um banco de dados com as principais características dos funcionários da empresa, ficará responsável pela motivação dos funcionários apresentando ao administrador / proprietário as propostas cabíveis para melhoria das condições dos colaboradores, motivação e expansão da empresa. Os recursos humanos bem planejados deslocam toda importância da empresa para os funcionários, muito mais que pressão este fato gerador se dá pelo reconhecimento formal do quadro de pessoal, quando isso acontece o retorno é imediato, pois o colaborador trabalha pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com