TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: A COPA DO MUNDO É NOSSA

Artigo: ESTUDO DE CASO: A COPA DO MUNDO É NOSSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.685 Palavras (15 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, falaremos da capacidade de investimento e desenvolvimento na área social e econômica, em força da realização da Copa do mundo de 2014 no Brasil, bem como das concepções daqueles que são contra ou á favor da realização deste evento.

Para reforçar o tema, inserimos um resumo do “estudo de caso – A Copa do Mundo é nosso” debatido especificamente sobre o mundial de 2014. Mencionamos também em diversas ocasiões o personagem Gilberto, retratado no estudo, que analisando sua trajetória de vida pessoal e profissional, originou a discussão do tema.

No texto “A COPA DO MUNDO É NOSSA – 2014” é mostrado o caso de Gilberto, um empresário baiano que construiu uma empresa estável no ramo de Transporte Executivo. Durante o período de estruturação da sua empresa, ele apostou nas linhas de créditos do banco onde trabalhava antes de se formar para trazer os seus primeiros clientes.

No inicio da empresa ele teve muitas dificuldades, com uma Van, um carro e um telefone. Anos depois, a frota era formada por 12 Vans, 5 micro-ônibus e 11 carros de luxo, 30 motoristas, uma equipe de atendimento muito bem preparada e duas sedes – a matriz em Salvador e a filial de Camaçari.

Antes de se formar em administração de empresas, Gilberto não sabia se agradava o seu pai, que era taxista, ou sua mãe, uma doceira com grandes habilidades na cozinha, sua mãe queria que ele estudasse para ter um futuro melhor. Mas ele tinha uma certeza: Ter o seu próprio negócio.

Gilberto teve essa oportunidade quando recebeu uma pequena herança de sua mãe, com o falecimento de seu avô. Seu avô era caminhoneiro e sempre que viajava levava ele quando estava de férias. Ele aproveitou o fato que a montadora de carros Ford acabara de inaugurar a fábrica em Camaçari, e também outras empresas do setor automobilístico, bem como do complexo petroquímico que estava instalado na cidade.

O Complexo Industrial Ford possui a capacidade para produzir 250 mil veículos por ano, a chagada da Ford na região trouxe não uma grande transformação social como também estabilizou conceitos inovadores de produção e de conservação ambiental. Tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação.

Concebe mais de oito mil empregos diretos, além de oitenta mil indiretos. Isso traz grandes resultados na atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infraestrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação. Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, principalmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhos à fábrica. O recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afros descendentes.

Camaçari possui o quinto maior PIB (Produto Interno Bruto) industrial do Nordeste, o segundo da Bahia, de R$ 10 bilhões, sendo o município mais industrializado do Estado, retribuindo sozinho por 35% das exportações.

Á partir de uma conclusão sensata e diante deste cenário, surgiu então à empresa de transportes de Gilberto, foi estruturada para atender os executivos nos translada Salvador x Camaçari. Este tipo de clientes são pessoas extremamente exigentes, por isso seus carros eram modelos de luxo equipados com todo tipo de conforto que a tecnologia pode oferecer. Sua equipe recebeu treinamento adequado para atender os executivos.

2 DESENVOLVIMENTO

Depois da visita dos fiscais, em 2007, foi anunciado que a Copa de 2014 aconteceria em terras brasileiras. Já em maio de 2009, foram anunciadas as 12 cidades que irão sediar os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

A decisão da FIFA de escolher o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 gerou muito debate entre os brasileiros Alguns acham que a decisão fará bem ao Brasil, atraindo investimentos estrangeiros; outros acham que isso é uma irresponsabilidade.

2.1 PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DA COPA DO MUNDO NO BRASIL

Uma copa no Brasil terá aspectos negativos e positivos. Entre os aspectos mais citados como negativos podemos citar os altos gastos com a recuperação de estradas e estádios. Com isso o País ira gastar muito dinheiro para isso tudo ser concretizado e dinheiro jogado fora, O governo irá gastar muito dinheiro em estádios do Rio Branco, Maceió, Cuiabá, Campo Grande. Mas, esse dinheiro vai ser jogado fora, pois essas cidades não têm times oficiais e depois da copa os estádios serão abandonados. Outro ponto negativo é a violência, que está cada dia maior, e o governo não toma nenhuma atitude para que isso mude. Isso pode acabar prejudicando a imagem do Brasil na Copa do Mundo, pois não há violência só nas ruas, há também dentro de estádios que muitas vezes são geradas pelas torcidas organizadas.

O Brasil irá gastar muito dinheiro para pode sediar a copa, sendo que esse dinheiro poderia ser investido em outras ocasiões como em saúde, educação, novos empregos etc. Colocando na balança: Bom, todo o brasileiro se sentiria orgulhoso se houvesse uma copa do mundo aqui no Brasil de novo, como ocorreu em 1950. Mas talvez fosse melhor investir todo essa dinheirada que será gasta em estádios em outras coisas. Fora a infraestrutura que o Brasil praticamente não tem.

Mas por outro lado também terá muito pontos positivos em assediar a copa do mundo no Brasil, O povo irá sem dúvida à loucura, pois como todos nós sabemos o povo brasileiro é apaixonado por futebol, as chances de o Brasil ser hexa campeão do mundo seriam enormes e além de provar para o mundo que o Brasil não é um país apenas de injustiças. E isso trará muito lucros para nosso país desde que haja uma organização responsável, O primeiro aspecto que se deve ressaltar é que a realização de um evento de grande importância algo jamais visto no Brasil isso ira gerar inúmeros empregos ao nosso país.

2.2 OPORTUNIDADES

Gilberto examinou essas perspectivas de investimentos na sua cidade e como sua empresa poderia aproveitar estas oportunidades para crescer ainda mais. Uma oportunidade única poies seria sua expansão na área de turismo.

Agora que Salvador iria se preparar para ser uma das sedes dos jogos da Copa de 2014 o fluxo de estrangeiros iria aumentar. Durante os próximos cinco anos a cidade receberia investidores, engenheiros, técnicos e toda a sorte de Vips. Em 2014, Salvador seria visitada por milhares de torcedores e visitantes. A empresa de transporte de Gilberto queria atender os Vips e os turistas. Surgiu ai a oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com