TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO LABORATÓRIOS PFIZER

Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO LABORATÓRIOS PFIZER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 4

3. QUAL É A ABORDAGEM PRINCIPAL DO PENSAMENTO CIENTÍFICO QUE FUNDAMENTA O MODELO DE GESTÃO DA EMPRESA QUE O SEU GRUPO ANALISOU?

O modelo de Gestão da Pfizer é o modelo empreendedor. A Pfizer é a empresa farmacêutica que mais recursos investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo, chegando aos US$ 5 bilhões (em 2001) . Com foco no investimento à pesquisa e desenvolvimento da empresa, pode-se dizer que a abordagem principal do pensamento científico da Pfizer é Apoiar Posturas Inovadoras, Criativas e Arriscadas (de Vanguarda).

4. QUAIS SÃO AS DUAS OUTRAS ABORDAGENS DO PENSAMENTO CIENTÍFICO COMO COADJUVANTES, OU COMPLEMENTARES QUE SE DESTACAM COMO FUNDAMENTOS E SUSTENTÁCULOS DO MODELO DE GESTÃO DA EMPRESA QUE O GRUPO ANALISOU?

O Modelo de Administração Empreendedora é muito evidente na gestão da empresa estudada. Notamos também a diferenciação da Pfizer na Gestão do Conhecimento – devido à importância que a Pesquisa e o Desenvolvimento de novos produtos possuem na estratégia da organização. Em 2002, a empresa possuía 120 novas substâncias em desenvolvimento e 80 projetos em estágio avançado. Entendemos, após analisar os dados da Pfizer, que o conhecimento é uma importante vantagem competitiva. O Modelo de Administração do Conhecimento apresenta-se como complementar a gestão da Pfizer.

5. QUAL É A ESTRATÉGIA COMPETITIVA MACRO DA EMPRESA?

A Pfizer investe muito na imagem através de programas sociais, investe em tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e recursos humanos. Devido a estas características podemos afirmar que a estratégia competitiva da Pfizer seja a diferenciação do produto. Com as diversas ações sociais, conseguem reduzir significativamente seus impostos, proporcionando também diversos estudos como a contracepção, DST/AIDS, sexualidade dos brasileiros, identificação e classificação por ordem de prioridades institucional e social. Lembrando que, as indústrias de fármacos, necessariamente precisam de um número de pessoas para testes clínicos com novas drogas.

6. COM BASE NA SUA ESPECIALIDADE, IDENTIFIQUE QUAL É A INOVAÇÃO? QUAL É O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM RELAÇÃO À ÁREA? COMO ELA SE DIFERENCIA? COMO A SUA ESPECIALIDADE CONTRIBUI PARA O DESEMPENHO ALCANÇADO PELA EMPRESA ANALISADA NO CASO?

A Pfizer declara sua cultura de recursos humanos inclusiva, acreditando que, coletivamente, todas as experiências e diferenças individuais agregam valor aos projetos. De fato, o recrutamento de equipes com características complementares amplia a qualidade de qualquer atuação em time, bem como seu resultado final, pois, a organização tem a oportunidade de unir diversas formações, culturas, vivências com o objetivo de alavancar seus resultados.

7. IDENTIFIQUE PELO MENOS CINCO FATORES DE EXCELÊNCIA PRESENTES NO MODELO DE GESTÃO E DE OPERAÇÃO DESTA EMPRESA QUE CONTRIBUEM DE FORMA DECISIVA PARA A MANUTENÇÃO DO PODER COMPETITIVO E DO CRESCIMENTO CONTINUO DA EMPRESA ANALISADA.

• Estimular a busca de novas oportunidades de Mercado.

• Fomentar a Manifestação, Iniciativa e Realização.

• Incentivo aos times empreendedores.

• Busca por novos mercados.

• Valorização da iniciativa empreendedora.

8. ESTABELEÇA UMA LIGAÇÃO ENTRE OS FATORES DE EXCELÊNCIA GERENCIAL (OU PRATICAS DE GESTÃO DIFERENCIADAS) COM ABORDAGEM DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO, DA QUAL ESTE FATOR DE EXCELÊNCIA (OU PRÁTICA DE GESTÃO DIFERENCIADA SE ORIGINOU).

• Estimular a busca de novas oportunidades de Mercado. Atenta às tendências, a companhia procura antecipar-se ao mercado e realizar negócios que aumentem e diversifiquem o seu portfólio, consolidando a sua posição entre as grandes corporações. Um exemplo desta abordagem é a expansão para o setor agropecuário feita no Brasil.

• Fomentar a Manifestação, Iniciativa e Realização. A Pfizer conta com 150 programas de estudos em andamento, abrangendo 19 áreas terapêuticas.

• Incentivo aos times empreendedores. A empresa aderiu um ambiente de apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com