TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Ensaios: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 RESTAURANTE FELLINI : SURGIMENTO,

LOCALIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA. 3

2.1. EMPRESA FAMILIAR COM GESTÃO PARTICIPATIVA 4

2.2. PREMIAÇÕES 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

1. Introdução

O Estudo do caso do restaurante Fellini estará demonstrado um exemplo de administração com gestão participativa , que resultou em sucesso, tanto no que compete a parte organizacional, quanto à parte do material humano desta empresa. A pesquisa pela melhor forma de atender juntamente com o incentivo para que seus funcionários façam este atendimento da melhor forma, nos dá o porquê do destaque deste empreendimento, frente aos seus concorrentes no Estado do Rio de Janeiro.

2. Restaurante Fellini : surgimento, localização e concorrência.

O restaurante Fellini existe desde 1993, quando o seu proprietário, Sr. Nelson Laskowsky, descobriu o imóvel onde ele se encontra hoje, que também era um restaurante, mas que não obtinha sucesso, o que aconteceu também com o Sr. Nelson, até que ele experimentasse algumas mudanças, essas influenciadas pelas visitas a outros estabelecimentos, observando seus pontos fortes e fracos, e mudando o sistema de “á lá carte”, para o sistema de Buffet por peso. Com isso, ele proporcionou aos moradores da região do restaurante, que fica no Leblon, e demais usuários, um cardápio vasto, com um preço justo, sempre renovando, trazendo desde o trivial até pratos mais elaborados, como lagosta e sushi.

Isso também não surgiu de uma hora para outra, mas sim da constante busca do Sr. Nelson pela informação, pela inovação e da maneira com que ele trata e conserva seus colaboradores e clientes.

Por estar localizada em um bairro nobre do rio, a concorrência é vasta, isso também levou o Sr. Nelson para um atendimento diferenciado, pois não adiantava apenas o preço, as instalações, a localização. Para fidelizar seus clientes ele tinha que inovar na maneira de atender. E ele só conseguiria isso com funcionários que estivessem de fato, comprometidos com suas ideias.

2.1. Empresa familiar com gestão participativa

O Sr. Nelson é a mente criativa do projeto, sempre viajando e lendo sobre o assunto, tanto na parte de alimentação quanto de administração, cabe à filha, Ana Maria, nutricionista, a supervisão do cardápio e atendimento, e a esposa, Helena, cuida do financeiro e parte do atendimento. Mas é a maneira de gestão que diferencia o restaurante: todos os funcionários participam de reuniões onde todos os problemas de ordem pratica são discutidos, inclusive a admissão e demissão de funcionários. Outro fatore que mantem seus 62 funcionários motivados, com autoestima, mantendo a produtividade é o reconhecimento. Esse começa pelo elogio verbal, e se estende as premiações em dinheiro para os funcionários em destaque. Isso pode ser desde uma ideia inovadora, um elogio de um cliente, a economia em algum setor (água, energia, etc.). Além disso, os funcionários possuem benefícios como seguro médico e odontológico, remédios, e prêmios entre os destaques, que variam de computadores a viagens, os funcionários também comem a mesma comida do restaurante. A responsabilidade social também não foi esquecida, pois a empresa ainda contribui auxiliando uma mini creche e um asilo.

Para a contratação de pessoal, em primeira instancia, é realizada uma consulta verbal aos funcionários, observando se há alguma indicação, e em caso negativo, é feita de maneira tradicional, por anúncios, ou através do sindicato da categoria, o qual mantem um bom relacionamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com