TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Ensaios: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

A face externa das células animais é caracterizada pela presença de glicídios e aos lipídios da membrana, as glicoproteínas e os glicolipídios. A face externa das células animais é caracterizada pela presença de glicídios e aos lipídios da membrana, as glicoproteínas e os glicolipídios.

O conjunto de glicoproteínas e glicolipídios recebe o nome de glicocálice ou glicocálix. Ele participa do reconhecimento de uma célula por outra, promovendo a adesão entre elas.

Cada tipo de célula possui um glicocálice. Os grupos sanguíneos das pessoas, são determinados pelos diferentes tipos de glicídios, ligados á membrana dos glóbulos vermelhos.

O glicocálice e as proteínas são importantes na troca de informações entre as células de um organismo.

Além disso, algumas proteínas e glicoproteínas da membrana funcionam como antígenos, fazendo com que o organismo reconheça e ataque células invasoras.

O glicocálice permite que as células se reconheçam. Quando células em divisão entram em contato com outros tipos de células, a divisão celular fica inibida. Contudo, no caso de ficaçôes no glicocálice.

Também chamada membrana celulósica, ela protege e sustenta a célula vegetal. Além de celulose, há água e outros polissacarídeos adesivos.

A parede celular recebe substancias ‘’endurecedoras’’, que aumentam muito sua resistência.

Entre as paredes há a lamela média, camada de pectina e outras substâncias adesivas. Além disso, aparecem poros que facilitam a passagem de substâncias de uma célula para outra.

Os fungos possuem uma parede de quitina. As bactérias possuem uma parede celular composta de polissacarídeos unidos a cadeias de aminoácidos, um composto chamado de peptidoglicano. Em algumas bactérias, a parede celular está coberta por lipídios unidos a polissacarídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com