TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Caso

Trabalho Universitário: Estudo Do Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  2.083 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONSIDERAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL 5

2.1 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS COM A REALIZAÇÃO DA COPA DE 2014 ............ 5

2.2 OPORTUNIDADES GERADAS COM A REALIZAÇÃO DA COPA 7

2.3 OBJETIVO DE GILBERTO 7

2.4 PUBLICO ALVO DA EMPRESA ZZZ TRANSPORTE EXECUTIVO 7

2.5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 7

2.6 PLANO TÁTICO 8

2.7 PLANO OPERACIONAL 8

3 ANALISE CRÍTICA DO ESTUDO DE CASO: A COPA DO MUNDO É NOSSA 9

3.1 DIFICULDADES EM CONSEGUIR MÃO DE OBRA QUALIFICADA 9

3.2 PRINCIPAIS FOCOS DE AÇÃO DO PODER PUBLICO 9

3.3 ANÁLISE DO TEXTO: O Impacto de uma Copa do Mundo no Brasil 9

3.4 SIGNIFICADOS DA PALAVRA METODO E MOMENTO DE SUA CRIAÇÃO 10

3.5 DELIBERAÇÃO DE VERBAS POR PARTE DO GOVERNO, PARA SEDIAR A COPA DE 2014 11

4 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 12

4.1 TIPOLOGIA TEXTUAL 12

4.2 COMO O ENUNCIADOR VER AQUELE COM QUEM FALA E AQUILO SOBRE O QUE FALA 12

4.3 ETHOS – UMA PERCEPÇÃO QUE VAI ALÉM DA SUPERFÍCIE 13

4.4 LINGUAGEM ESCRITA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 14

5 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz uma breve análise crítica do Estudo de Caso: A Copa do Mundo é Nossa destacando os aspectos positivos e negativos sobre a realização da Copa no Brasil a partir da análise da empresa ZZZ Transporte Executivo criada pelo personagem Gilberto que gerou o empreendimento buscando aproveitar a proximidade do Pólo Industrial de Camaçari, distante apenas 50 Km de Salvador, para transportar executivos da capital baiana para as indústrias do Pólo.

Com realização da Copa em Salvador, Gilberto busca aproveitar o aumento do fluxo turístico estrangeiro para transportar não apenas diretores e executivos que vêm a Salvador e Camaçari, mas também os visitantes VIPs e turistas estrangeiros para assistir aos jogos e visitar os pontos turísticos da capital baiana durante o período de realização da Copa no Brasil.

Para ampliar os negócios Gilberto precisará elaborar planos estratégicos, táticos e operacionais para que sua empresa não seja surpreendida com as variações do mercado, levando em consideração o pico de visitantes durante o período da Copa e sua redução logo após o término do mundial. Durante o período do mundial a empresa contará com uma demanda muito grande de clientes e com isso deverá contar com estrutura e profissionais qualificados para um bom atendimento, porém logo após o encerramento da copa ele precisará estar atento à redução desta demanda.

Este trabalho fará também uma análise filosófica do estudo de caso, buscando o conceito de Método para definir e apontar os objetivos e metas de Gilberto para a ampliação de seu negócio, além de manifestar os elementos éticos presentes na relação custo/benefício com relação à liberação de verbas por partes dos governos federal e estadual para a realização da Copa no Brasil. Outro fator a ser analisado será a escrita do Estudo de Caso onde serão observados sua tipologia textual, o tipo de enunciador presente no texto e a forma de comunicação utilizada pelo autor para manifestar suas emoções, sempre demonstrando exemplos escritos no texto.

E por fim o texto irá demonstrar a solução encontrada pelo personagem Gilberto para ampliar o seu empreendimento sem comprometer a credibilidade do seu negócio durante o evento da Copa do Mundo 2014 que será realizado em Salvador e que contará com um grande fluxo de turistas na capital baiana, o que demonstra uma grande oportunidade para arrecadação de renda não apenas para o personagem, mas para todos os moradores de Salvador e região.

2 CONSIDERAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL

2.1 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS COM A REALIZAÇÃO DA COPA DE 2014

Basta colocar a “bola para rolar” que o nosso país para. A paixão pelo futebol parece ser uma das poucas unanimidades nacionais. Os problemas as diferenças sociais, políticas e econômicas diluem-se quando a equipe “canarinho” entra em campo e entoa o hino nacional. Sendo assim nada mais lógico que trazer novamente a Copa do Mundo para o Brasil, aproveitando todo entusiasmo e capacidade de mobilização que o futebol proporciona impulsionando-nos ao desafio de sediar uma Copa.

Pode não parecer, mas a Copa do Mundo de 2014 será um divisor de águas para o desenvolvimento econômico do nosso país. Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Turismo, Capacitação de Mão de Obra e Sustentabilidade são legados que serão deixados pelo evento. Segundo o SEBRAE a Copa do Mundo 2014 deve gerar quase 930 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas nas 12 cidades-sede em todas as regiões do Brasil. Será um salto no desenvolvimento do país, desde que tudo que esta no papel seja colocada em prática.

Para o Brasil, a Copa de 2014 é a oportunidade de o país da um salto de modernização e apresentar não só sua capacidade de organização, como também força econômica para captar investimentos e os muitos atrativos que podem transformar o país em um dos mais importantes destinos turísticos do mundo a partir de um futuro próximo. (http://www.portal2014.org.br).

Países que já sediaram a Copa do Mundo de Futebol são provas de que este evento não é somente um acontecimento esportivo, mas uma grande oportunidade de gerar recursos em diversos setores, direta e indiretamente envolvidos em sua realização. O apelo de uma vitrine é evidente no evento, em qualquer país onde for realizado, capaz de mostrar vários aspectos que vão muito além de estádios e disputas esportivas a milhões de telespectadores de todos os cantos do mundo. Com a vinda do Mundial para o nosso país, estimasse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com