TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado I

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 10

ANDRÉA FELICIANA SANTOS DA SILVA-397686

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

RECIFE – PERNAMBUCO

2014

ANDRÉA FELICIANA SANTOS DA SILVA-397686

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

RECIFE – PERNAMBUCO

2014[pic 2]

SUMÁRIO

  1. IDENTIFICAÇÃO ............................................................................................... 03
  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................... 04
  1. DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 05
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 08

 REFERÊNCIAS........................................................................................................ 10

 

  1. IDENTIFICAÇÃO[pic 3]

Nome do Estagiário (a): Andréa Feliciana Santos da Silva

Curso: Serviço Social

Telefone: (81) 98335386                         e-mail: andreafeliciana2013@gmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local de Estágio: Secretaria Municipal de Saúde de Paudalho

Endereço: Praça Pedro Coutinho nº 18, Centro

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Cybele Correia

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Thuanny Camilla Clemente Ribeiro

Carga horária: 100 horas     Início: 01/08/2014 Término: 30/11/2014

  1. INTRODUÇÃO

  O presente relatório consiste em uma exigência da Universidade Anhanguera Uniderp – do Curso de Serviço Social, para fins de comprovação da realização do estágio curricular. O estágio representa uma etapa de fundamental relevância na vida acadêmica, pois nos permitem um primeiro momento de aproximação com a prática profissional, a partir do estabelecimento da articulação entre a teoria e a prática, fatores esses que imprimem efetividade à atuação do profissional de Serviço Social. O estágio foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Paudalho, no setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD); que funciona numa sala dentro da Secretaria Municipal de Saúde, formada por uma coordenadora, uma assistente social, uma auxiliar administrativa e atualmente uma estagiária do curso de Serviço Social. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h00min às 13h00min horas. Durante o estágio supervisionado observamos que a equipe do TFD desenvolve seu trabalho acolhendo os usuários, orientando-os, encaminhando-os para os programas e projetos e acompanhando-os de acordo com as demandas apresentadas, onde se percebe que as políticas sociais desenvolvidas no setor, são sempre voltadas para melhoria de vida de seus usuários. Há casos, que o serviço vai ao encontro dos usuários em seu domicílio, para observar a realidade como um todo e assim, realizar um atendimento com qualidade e eficiência, dando encaminhamentos cabíveis a cada situação. No entanto percebemos que a falta de informação que abrange a população da área é a precariedade de conhecimento das famílias sobre os serviços ofertados pelo município e quais os documentos necessários para fazer o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). As funções do estágio foram de conhecer e cumprir as normas da instituição e todas as atividades programadas pertinentes ao estágio, atuando diretamente nas realidades e demandadas sociais que são: o tratamento fora do domicilio, visitas domiciliares, cadastro no sistema para o agendamento das consultas marcadas. O estágio foi realizado no período de 01 de agosto de 2014 há 30 de novembro de 2014, tendo como objetivo principal articular o conteúdo teórico às vivências observadas na prática do profissional de Serviço Social e suas intervenções. 

  1. DESENVOLVIMENTO

   

         A Secretaria Municipal de Saúde de Paudalho está localizada na Mata Norte, situada na Praça Pedro Coutinho, nº18, bairro Centro na cidade de Paudalho-Pe. Tendo seu cadastro nacional de inscrição, em 29/05/1991. É uma organização governamental e faz parte da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Paudalho. Tem como missão, garantir as diretrizes e normas da política pública de saúde no município, e tendo como visão, a promoção e prevenção à saúde, promovendo o acesso da população, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, aos benefícios, programas, projetos aos quais tem direitos, como usuários da política pública, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A Secretaria Municipal tem como atribuições de responder pelas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde pública do município, onde é responsável pela manutenção do Programa Saúde da Família (PSF), do Hospital Geral de Paudalho (HGP), do Centro de Especialidades, do Centro de Diagnóstico e do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), tratamento esse que foi estabelecido pela portaria da Secretaria de Assistência Social(SAS) n º 55, de 24/02/1999 criada pelo Ministério da Saúde. Para requerer o benefício e saber como conseguir, deve-se procurar a assistente social do município para o encaminhamento ao médico do PSF.  O local de tratamento deve ser acima de 50 KM da residência do paciente. É um meio legal que objetiva garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem, desde que, esgotadas todas as formas de tratamento de saúde na localidade onde o paciente reside. Nesse sentido, o TFD foi implantado para aqueles pacientes que necessitam de assistência médica, que não detém condições de arcar com suas despesas, ou seja, que estão sujeitos exclusivamente da rede pública de saúde. Cabe acrescentar que essa ajuda se estende ao acompanhante. Trata-se de uma ajuda de custo que inclui efetivamente o transporte durante o tratamento fora do local de origem do paciente. O TFD representa um benefício que tem como finalidade atender os casos de média e alta complexidade na marcação de consultas onde o município não dispõe desse atendimento do referido especialista para o diagnóstico mais preciso e o fornecimento de transporte para o tratamento do mesmo. É feita uma triagem devido à gravidade do diagnóstico e posteriormente feito um cadastro do paciente no sistema de marcação dos hospitais referenciados, em seguida aguarda-se a central de regulação averiguar o diagnóstico feito pelo médico do PSF e liberar o paciente para que seja marcada sua consulta. Em 2009, o TFD funcionava na Unidade Mista Laura Bandeira de Melo, juntamente com os atendimentos de urgência e emergência, totalmente desestruturados. Então, após inúmeras reivindicações, o setor de TFD transferiu-se para a Secretaria Municipal de Saúde de Paudalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (91.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com