TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado I

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

LAÍS RODRIGUES LIRA - RA 415256

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SOBRAL - CEARÁ

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................05

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................06

2.1. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL..............................................................06

2.2. DIAGNÓSTICO SOCIAL............................................................................09

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Laís Rodrigues Lira

Curso: Serviço Social

Telefone: (88) 3647-1198        e-mail: lais_lira93@hotmail.com

Nível do Estágio: Estágio Supervisionado I - 5º Semestre

Local de Estágio: CRAS- Dom José

Endereço: Rua Francisco Costa, nº 380

Nome do (a) supervisor (a) Acadêmico (a): Maraísa Rodrigues de Mendonça Mesquita

Nº do CRESS: 5439\CE

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Elaine Cristina Brito Cardoso

Nº do CRESS: 8108- 3\CE

Carga horária: 88h/a  Início: 05/03/2015  Término: 15/05/15

1. INTRODUÇÃO

          Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado I realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Dom José, localizado na Rua Francisco Costa nº 380, no bairro Dom José, na cidade de Sobral/CE, no período de março a maio de 2015, e com carga horária de 88 horas sob a supervisão de ensino da professora Maraísa Rodrigues de Mendonça Mesquita e supervisão de campo da assistente social Elaine Cristina Brito Cardoso.

         A finalidade deste relatório é descrever as práticas vivenciadas pelos alunos no estágio supervisionado I do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera UNIDERP (Centro de Educação a Distância). Onde os alunos buscaram aprimorar conhecimentos e ideias, com a realização de atividades práticas no campo de estágio, em busca de atender às demandas que o Serviço Social oferece aos necessitados. É a partir dessas experiências que o aluno passa a entender melhor sobre a parte teórica e a melhor maneira de colocar em prática, sempre questionando e tentando melhorar o desempenho da profissão.

          O estágio é um grande desafio, cheio de aprendizados e experiências, que põe o aluno diante da prática profissional, mostrando a realidade dos necessitados que dependem dos programas de assistência social. A prática ensina ter consciência da realidade que aquela população necessitada enfrenta as dificuldades, as lutas, as violências, e é através do serviço que o CRAS oferece aos beneficiários que possibilitam melhorias de condições de vida, lazer e educação. É isso que faz o estagiário se desenvolver profissionalmente, pois quando se observa e analisa adquire experiências que será de grande importância para um futuro profissional de alto conhecimento e rendimento.

          Durante este período de estágio foram realizadas diversas atividades, como observação da rotina no CRAS, observação de como a assistente social desenvolve suas funções, também houve participação e colaboração em atividades como oficinas, palestras, atendimento, visita domiciliar, dentre outras. Sempre anotando e analisando tudo que acontece, todos os resultados obtidos, de como os necessitados recebem esses benefícios e a forma como podem participar dos programas de Assistência Social.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 – DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

                

          O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Dom José, localizado na Rua Francisco Costa nº 380, no bairro Dom José, na cidade de Sobral/CE. É uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social - PNAS, a Instituição é assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, ela é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica - PSB, do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

          De acordo com os princípios e diretrizes da PNAS, o CRAS tem por objetivo atuar na prevenção das situações de vulnerabilidades e riscos sociais através do desenvolvimento das capacidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica, com vistas ao empoderamento, autonomia e qualidade de vida.            

          O CRAS é um serviço composto por uma equipe de trabalho multidisciplinar, composta, por uma Recepção, 02 Salas de atendimento; 01 Sala de Inclusão Social; 01 cozinha; 01 sala para o curso corte e costura; 01 sala para almoxarifado tem um quadro de funcionários composto por 01 Secretaria Municipal de assistência social; 01 coordenador, 02 assistente social, 01 Psicólogo, 01 pedagoga; 01 auxiliar administrativo, 03 orientadores sociais, 02 auxiliares de serviços gerais e 02 vigias.

          O CRAS tem como missão a execução de serviços de proteção social básica, e ser um dos melhores centros de referências da assistência social. E tem como visão a qualidade nos atendimentos e serviços prestados às famílias beneficiadas. Possuindo como valores essenciais, a seriedade e a integridade e o compromisso com a comunidade.

          O CRAS desenvolve vários projetos e programas dentro de sua organização, dentre os mais significativos, estão o Programa de Atenção Integral a Família – PAIF, que faz acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos de convivência, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para demais serviços sócio assistenciais e de outras políticas.

         Todos esses serviços são encontrados no CRAS Dom José, que compõe os bairros Dom José, Padre Palhano, Sumaré e Alto do Cristo, todos os programas realizados através de acompanhamento familiar, encaminhamentos, escuta qualificada realizada pelos técnicos de referência, duas assistente sociais, um psicólogo e uma pedagoga.  

          O setor onde foi realizado o estágio na Instituição foi os seguintes programas, PAIF, BPC, Bolsa Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sempre em observação e orientação da assistente social responsável. E as atividades realizadas foram observação do atendimento, observação do acompanhamento de visita domiciliar, observação das famílias do serviço de convivência, observação e acompanhamento do grupo do PAIF, observação da elaboração de relatórios de descumprimento de condicionalidade do PBF, observação do preenchimento do estatístico mensal, observação e acompanhamento de palestras e oficinas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com