TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Capítulo I – Ideologia - Michael Löwi

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Ideologia e Ciências Sociais. Ed. Cortez, 1991.

Autor: Michael Löwi

Fichamento Capítulo I – Ideologia

Giselle Moraes de Souza

Rio de Janeiro, 07/09/2018.

Ideologia é um conceito complexo, repleto de contradições e complexidade, que não foi inventado ou cunhado por Marx, que o “resgatou”. Foi inventado por um enciclopedista francês, Destutt de Tracy, e significava o “estudo científico das idéias e as idéias são o resultado da interação entre o organismo vivo e a natureza, o meio ambiente”. Esse conceito de ideologia é entendido pelo autor como cientificismo materialista vulgar. Napoleão também o utilizou quando se referiu aos enciclopedistas, grupo de Destutt, que o confrontou. Sua definição era “os ideólogos são metafísicos, que fazem abstração da realidade, que vivem em um mundo especulativo”.

Ideologia tem dois momentos em Marx. Primeiro a palavra aparece como uma falsa consciência e um entendimento de que as idéias direcionam a vida, numa inversão da realidade e depois, como “formas ideológicas” pelas quais a sociedade se conscientiza da vida real.

Para Lenin, ideologia estava relacionada à classe, e existia uma ideologia burguesa e uma ideologia proletária. Outro conceito do sociólogo Karl Mannheim diferencia ideologia e utopia, no qual ambos são um conjunto de ideias, teorias, concepções e representações, no entanto a primeira objetiva a manutenção da ordem estabelecida, e a segunda é subversiva e tem cunho revolucionário. Löwy sugeriu o termo visão social de mudo que abarca tanto o termo ideologia, quanto utopia, e diferenciou como visões ideológicas e visões sociais utópicas.

Hipótese fundamental da análise dialética: Nada é eterno ou imutável.

Método dialético de Marx – Principais elementos.

1 – Historicismo – Tudo é produto de uma construção histórica com exceção da história natural.

2 – Totalidade – Não o estudo da totalidade a realidade, mas a análise de um elemento considerando sua relação com o conjunto ou a totalidade

3 – Contradição – uma análise dialética sempre analisará contradições, pois em uma sociedade existem contradições entre ideologias.

A diferença entre a dialética de Marx e de Hegel é que a análise de Hegel busca conformar, explicar, legitimar, e a dialética de Marx é revolucionária, ou seja, visa uma transformação revolucionária.

Entre os séculos XIII e XIX foram atravessados com idéias materialistas mecânicas, neo-hegelianismo, materialismo francês e idealismo alemão, diferentes do materialismo dialético de Marx em diversos aspectos, inclusive no que tange a solução ou o segredo para a transformação social, pois para Marx, a revolução do povo, virá pelo povo, pela auto-transformação do povo, pela sua auto-formação a partir da sua própria experiência, e não como algo que vem de fora, do outro, “de cima”. “Uma sociedade livre só pode ser resultado de um ato de liberdade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com