TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GIRIAS - CULTURA?

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

GIRIAS – USAR OU NÃO USAR!

Quando usar gírias:

Podemos falar de qualquer maneira quando estamos dialogando com um amigo e família, já em algumas ocasiões somos obrigados a falar corretamente. A gíria faz parte da expressão cultural de um grupo, seja por classe social, faixa etária, classe profissional etc. Elas, quando reprimidas, trazem uma artificialidade no falar e a expressão se torna mais pesada. 
Por outro lado, é óbvio que se deve saber em que ocasiões usá-la. Há pessoas preconceituosas que se sentem ofendidas pelo seu uso e, desta forma, devemos saber escolher os momentos certos para utilizar.
tudo trata-se de uma questão de saber usar, ou seja, em situações formais como audiências, cultos religiosos dentre outros,  deve-se procurar uma linguagem padrão, evitando-se mal-entendidos e tratamento discriminatório. 
Em situações contextualizadas, o falante não deve se reprimir. Se está entre amigos, deve escolher o vocabulário que o deixe à vontade naquele momento. A linguagem que utilizamos com colegas de trabalho é uma, já com o chefe, é outra formal e totalmente diferente. O importante é entender que em cada situação o ser humano escolhe um registro de linguagem diferente e que nenhum desses registros é superior ao outro: simplesmente cada um se adequa melhor a cada situação. Muitas gírias são criadas pelos jovens e adolescentes, em função da necessidade de buscar palavras e conceitos novos.

Porque não usar gírias:

De acordo com o vocabulário do individuo, as vezes acaba atrapalhando porque acaba virando um costume , e depois disso acaba virando uma língua própria dele. Que se um dia for se comunicar com outras pessoas em ambientes mais formais tais como entrevistas de empregos, reuniões, igrejas ira falar da forma que sempre falou e não saberá usar a linguagem correta para ter uma ótima comunicação.                                                                     Isso pode acarretar certo desconforto ou ate mesmo causar uma má impressão o que pode levar a problemas maiores tais como não aceitação em um emprego, demissão entre outros problemas. Na fala diária a gíria está muito presente, mas não deve nunca, principalmente no ambiente empresarial, estar presente, pois a postura linguística a ser utilizada nesse ambiente é marcada pela clareza, objetividade, eficácia, eficiência e fluência comunicativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (744.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com