TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Resíduos Sólidos:Estudo de Caso da Localidade Sede de Quichanga, Distrito de Pebane, Província da Zambézia de 2016-2017

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

CENTRO DE ENSINO À DISTANCIA-GURUÉ

LICENCIATURA EM GESTÃO AMBIENTAL

TEMA

Gestão de Resíduos Sólidos:Estudo de Caso da Localidade Sede de Quichanga, Distrito de Pebane, Província da Zambézia de 2016-2017.

Mussa Momade Nuro

Gurué

2017


UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

CENTRO DE ENSINO À DISTANCIA-GURUÉ

LICENCIATURA EM GESTÃO AMBIENTAL

TEMA

Gestão de Resíduos Sólidos:Estudo de Caso da Localidade Sede de Quichanga, Distrito de Pebane, Província da Zambézia de 2016-2017.

.

Projecto de pesquisa científica a ser apresentado ao Departamento de Ciências Sociais, UCM-CED Delegação de Gurué, para a obtenção do grau Académico de Licenciatura em Gestão Ambiental.

O Supervisor:  dr. Gastão Portugal

Mussa Momade Nuro

Gurué

2017

Índice

I.        INTRODUÇÃO        1

1.        TEMA DO PROJECTO        2

1.1.        Delimitação do tema.        2

1.2.        Justificativa        2

1.3.        OBJECTIVOS        3

1.3.1.        Objectivo Geral        3

1.3.2.        Específicos        3

1.4.        PROBLEMATIZAÇÃO        4

1.5.        HIPÓTESES        5

1.5.1.        Hipóteses Operacional.        5

1.5.2.        Hipóteses Nula.        6

2.        LEVANTAMENTO OU REVISAO DA LITERATURA        6

2.2.        Nível específico a ser tratado.        6

3.        METODOLOGIA DA PESQUISA        6

4.        CRONOGRAMA DAS ACTIVIDADES.        8

5.        ORÇAMENTO.        9

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        11


  1. INTRODUÇÃO

Ao longo do nosso pais, verificamos o constante pedido de socorro clamada pela população de vários extratos sociais sobre a ingerência dos resíduos sólidos que estão relacionados na falta de remoção e o respectivo tratamento que se reflete directamente ao meio ambiente afetando de forma negativa a saúde do homem. E importante frisar que esta  situação de ingerência residual podemos não só nos deparar nas zonas urbanas da nossa pátria amada e em particular no Distrito de Pebane, assim como em várias cidades do mundo inteiro, mostrando claramente que se trata de uma situação mundial e que necessita de uma intervenção sustentável.

Uma vez a situação descrita relacionar-se directamente ao constante crescimento económico e demográfico dos centros urbanos que têm como suas consequências uma maior produção de resíduos sólidos. Apesar de ser um caso bastante preocupante, os resíduos sólidos é fruto das actividades humanas, pois estes resultam de produtos diversos e que  parte deles não são útil ou  mesmo são aquelas resultantes da má conservação ou mesmo subaproveitamento que são depositados nas lixeiras e que às vezes não se observam os cuidados ambientais  porque todos os tipos de resíduos são depositados no mesmo lugar. A tendência que se verifica é que esse produto já não é útil para o homem, o seu volume de produção tem aumentado progressivamente uma vez que a gestão de resíduos sólidos abrange actividades referentes à tomada de decisões estratégicas e à organização do sector para esse fim, envolvendo instituições, políticas, instrumentos e meios que ajudam na solução do problema dos resíduos envolvendo uma complexa relação interdisciplinar que  abrange os aspectos políticos e geográficos, o planeamento local e regional, elemento de sociologia e demografia, entre outros factores. De acordo com aquilo que se verifica no terreno, é de extrema urgência, pensar em adoptar uma gestão dos resíduos sólidos funcional, que venham ajudar a ultrapassar a situação que se depara actualmente, porque para além de afectar ao homem, afectar directamente ao meio ambiente e os ecossistemas presentes.

De acordo com o contexto que a presente pesquisa centrara-se na análise da Gestao dos residuos solidos ao nivel do Distrito de Pebane, uma vez que na implantacao de um sitema de recolha e tratamento dos residuos solidos estaria a contribui de forma posectiva na reducao da degradacao ambiental melhorando desta forma a saúde da população do Distrito.

  1. TEMA DO PROJECTO

O tema de estudo do presente trabalho esta centrado na “Gestão de Resíduos Sólidos: Estudo de Caso da Localidade Sede de Quichanga, Distrito de Pebane, Província da Zambézia de 2016-2017” 

  1. Delimitação do tema.

A pesquisa será realizada na Localidade de Quichanga que vai compreender o período de 2016 a 2017estando localizada a nordeste da Província da Zambézia, Distrito de Pebane no Posto Administrativo de Pebane Sede limitando-se a Sul- Pelo Distrito da Mocubela através do Rio Muniga, Norte- Pelo Distrito de Moma (Nampula) através do Rio Ligonha, Oeste- Pelo Distrito de Gilé através do Rio Mureguela e Este- Pelo Oceano Indico. Este Distrito dista a 300Km da cidade capital de Quelimane (via Maganja da Costa) e 350Km de distância (via Mocuba), encontrando-se no extremo nordeste da província. No contexto da delimitação temática em estudo embora o tema parecer de grande dimensão este se limitará na pesquisa de assuntos concretamente relacionados aos problemas que os resíduos sólidos têm trazido para as comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com