TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

ALUNO: THIAGO...

MATRÍCULA: 2011...

DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

TURMA: 3008 - NORTE SHOPPING

POR QUE IMPLANTAR UM PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SERPRO?

O que é Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)?

        Trata-se de uma empresa prestadora de serviço em tecnologia da informação subordinada ao Ministério da Fazenda do Governo Federal Brasileiro, criada 1964 para atender inicialmente - e com prioridade - a Secretaria da Receita Federal, órgão responsável pela gestão de tributos internos federais e pelo comércio exterior. Os clientes do Serpro estão divididos em dois grandes grupos. O primeiro agrega a Área de Finanças Públicas: Ministério da Fazenda, Procuradoria da Fazenda Nacional, Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - MDIC, estados e municípios; e o segundo a Área de ações integradoras e estruturadoras da Administração Federal: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e suas secretarias de Recursos Humanos e de Logística e de Tecnologia da Informação.

        A criação do Serpro no contexto da estruturação do sistema federal de informática pública está associada aos desafios colocados pela reforma administrativa dos anos 60, que tinha como um dos objetivos centrais modernizar a máquina pública, em especial no que se refere à sua capacidade arrecadadora. Essa iniciativa, provavelmente, representou o primeiro intento deliberativo de terceirização no setor público brasileiro.

QUAIS SÃO OS ÍCONE DE INOVAÇÃO DO SERPRO?

Destacamos alguns marcos na história da empresa:

  • Em 1964 o Serpro surge como empresa terceirizada do Ministério da Fazenda para prestação de serviços de processamento de dados para arrecadação federal.
  • Em 1975, após várias pesquisas internas, surge a primeira rede de comunicação de dados do país para apoiar o MF.
  • Em 1985 surge a prestação de um serviço que criou a possibilidade de interligar um microcomputador ao computador de grande porte/IBM para prestação de serviços à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
  • Em 1987 implanta-se o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi, permitindo a utilização de uma aplicação por todos os órgãos do governo federal.
  • Em 1994 iniciou-se um trabalho que visava mudança da infraestrutura tecnológica, concentrando 13 centros de processamento de dados para os atuais dois centros localizados em Brasília e em São Paulo.
  • Em 2000 surge, a implantação da primeira Infra Estrutura de Chaves Públicas no Brasil na prestação de serviços ao cliente Presidência da República do Governo Brasileiro.
  • Em 2003 outro marco destaca-se, com a preocupação da ampliação da filosofia de software livre, ocorre a inserção do certificado raiz da Infra Estrutura de Chaves públicas no Brasil no conectiva Linux 9.

        Podemos observar na estratégia empresarial do Serpro a importância da informação como principal insumo de nosso negócio.

QUAIS OS COMPONETES DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL?

        Para que seja possível melhorar o entendimento a respeito do motivo pelo qual a empresa resolveu adotar a Gestão do Conhecimento para o desenvolvimento e a realização de seus serviços é importante enfocar a Visão estratégica da instituição: "O melhor em tecnologia da informação para o sucesso dos clientes", e a Missão Empresarial: "Fornecer soluções, baseadas em tecnologia da informação, para o êxito das decisões e operações da administração das finanças públicas e das ações estruturadoras e integradoras da administração federal, com inovação, qualidade e segurança, a preços competitivos."

QUAL O PERFIL DO NOSSO CAPITAL INTELECTUAL

Número de empregados: 5.155

Localidades físicas: 700

Idade média dos empregados: 43 anos

Tempo médio de permanência na empresa: 19 anos

Empregados especializados (pós, mestrado ou doutorado): 1.694

Quantidade de eventos de certificação técnica: 47

Nº de empregados com conhecimentos técnica: 530

Premiações e reconhecimentos de destaque: 52

QUAL É O MODELO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL DO SERPRO?

  • Conhecimento e aprendizagem organizacional
  • Gerenciamento estratégico
  • Logística, organização e estrutura
  • Pessoas e comunicação interna
  • Qualidade empresarial
  • Relacionamento com os clientes e comunicação externa
  • Relacionamento com os fornecedores
  • Segurança no negócio
  • Tecnologia da informação

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA DINÂMICA DO MODELO ORGANIZACIONAL ADOTADO PELA EMPRESA?

        O funcionamento do modelo prevê que as necessidades provenientes dos clientes sejam recebidas e atendidas pelas unidades de negócios, que demandariam serviços as unidades de Infra Estrutura, correspondentes às atividades especializadas comuns a todos os processos.

COMO PENSA A ALTA LIDERANÇA DA EMPRESA?

        O pensamento da alta liderança entende que o conhecimento desenvolvido na organização desde a sua criação é o diferencial competitivo da empresa, sendo seu maior patrimônio as pessoas que detêm  esses conhecimentos, as quais contribuem para a prestação de serviço com qualidade e produtividade.

        A preocupação com o capital intelectual teve sua importância institucionalizada na empresa com  a aprovação da política de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional (GCO) em 2000, estando hoje em sua segunda edição, incorporando melhoramentos  observados na dinâmica de seu funcionamento na empresa.

        Os componentes do processo de GCO da empresa estão integrados entre si e definidos em três subprocessos:

  • Gestão dos Conhecimentos Organizacionais
  • Gestão das Competências Institucionais e Individuais
  • Gestão dos Talentos Humanos

GESTÃO DOS CONHECIMENTOS ORGANIZACIONAIS

        A Gestão dos Conhecimentos Organizacionais considera os conhecimentos oriundos das experiências pessoais (indivíduos), das interações entre as pessoas e as equipes (empregados e equipes do Serpro na dinâmica organizacional, das interações com clientes - em especial, e com parceiros e fornecedores), e do uso das ferramentas de TI pelo corpo funcional e gerencial para o desenvolvimento de suas atividades na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com