TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Artigo: Governança corporativa no Brasil em perspectiva

Governança corporativa pode ser descrita como os mecanismos e princípios que governam o processo decisório dentro de uma empresa. A governança corporativa no Brasil surgia a partir de 1970 com o desenvolvimento do mercado acionário.

O modelo brasileiro foi largamente baseado em incentivos fiscais para a aquisição de ações. Além do mais, houve a criação de um mercado comprador compulsório, resultante da obrigação dos fundos de pensão de comprar ações. Mas naquela época a maior parte das empresas era de propriedade de grupos familiares, com capacidade limitada de investimento, por esse motivo a emissão de ações acarretaria risco da perda de controle das empresas, ocasionando um limite à oferta de ações. Apenas a partir dos anos 1990, com a falência de algumas companhias abertas, fortaleceu-se a preocupação com a necessidade de melhorar os padrões de governança empresarial. Desde então no final dos anos 1990, governança corporativa tornou-se uma preocupação central para empresas, investidores, órgãos reguladores e governo. Isso pode ser sentido através de várias iniciativas, como o projeto de reformulação da Lei das Sociedades por Ações e a criação do Novo Mercado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

A criação do Novo Mercado inaugura uma nova fase do mercado de capitais no Brasil, em que o setor privado toma a liderança no processo de promover reformas. Reconhecendo que as regras estabelecidas para o Novo Mercado são bastante restritivas e que muitas empresas não terão condições de satisfazê-las, a Bovespa optou pela criação de outros dois novos níveis de governança (denominados Nível 1 e Nível 2). Desse modo, haverá quatro mercados (ou quatro selos): mercado tradicional, Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado.

Flávia Colombo Dal’Col

Liliane Sarmento

Tarciana Bungenstab Pêgo

8º Ciências Contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com