TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência da internet na socialização

Por:   •  17/7/2019  •  Artigo  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A internet, criada em 1969 à fins militares, ganhou força e significativa representatividade perante as massas populares no início do ano 2000, onde, a proposta socializadora de aproximar os indivíduos, mesmo que estivessem distantes, se materializou em mídias sociais de consumo coletivo tais como o Orkut, o Twitter, o Facebook e, futuramente, o WhatsApp e o Youtube. portadora de grandes benefícios: Podemos, no conforto de nossas casas, . É da internet que advém o trabalho de muitas pessoas: Em gigantes empresas como a Google e suas ramificações, Microsoft e, principalmente, a Amazon ou em trabalho de marketing e divulgação nas redes sociais (a famosa troca de @'s), música, vlogs e blogs. Em suma, com conexão à rede temos o mundo inteiro comprimido na palma de nossas mãos e ao alcance de nossos dedos. Distâncias e idiomas se fazem desprezíveis no contato entre as diferentes regiões do planeta.

Entretanto, a maioria das pessoas utilizadoras das mídias eletrônicas, não tem sequer a noção da influência social exercida por por elas. O mundo online, influência direta e amplamente áreas da moda e da estética promovendo a chamada "ditadura da beleza", onde só é considerado belo o indivíduo que se escaixa estreitamente no padrão da sociedade (corpo definido, seios e glúteos avantajados nas mulheres, cabelos, pele e olhos claros), isto por vezes causa nas pessoas um exacerbado desconforto com o próprio corpo e desejo de mudá-lo para responder aos padrões impostos nas mídias como, principalmente, o Instagram. Quando não tomadas devidas precauções, as mídias sociais também são porta de entrada para os hackers que anseiam roubar dados privados do usuário. Ademais, os mensageiros sociais podem ser utilizados de má fé para a proliferação de notícias falsas e/ou sensacionalistas, as fake news. A fins de comparação, o mensageiro WhatsApp foi usado, durante as campanhas de eleições presidenciais, para manifestar notícias falsas dos partidos, tais como o kit gay e o desejo de implantar o socialismo no Brasil. A drag Queen brasileira, Pabllo Vittar, também foi e é vítima de fake news constantemente sendo, até mesmo, noticiado que a mesma se candidataria para a presidência e todas as cédulas passariam a possuir o seu rosto. Tamanha foi a repercussão das notícias falsas por aqueles que, inocentemente ou não, acreditavam naquelas informações, que a própria empresa dona do WhatsApp veio, em nota, alegar que o aplicativo, com mais de 1 bilhão de usuários, iria empedir o encaminhamento aleatório de mensagens para mais de 5 indivíduos diferentes, numa tentativa de frear a disseminação das fake news.

Partindo do pressuposto acima, infere-se que a internet veio, mesmo que abruptamente, para melhorar e facilitar a qualidade de vida de seus usuários. No entanto, a mesma se trata de um campo de infinitas informações e utilidades, sejam elas boas ou não. Portanto, cabe a todos nós cuidarmos para que não sejamos vítimas desses tipos de atrocidades digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com