TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO QUILOMBOLA COMUNIDADE NEGRA GUAJUVIRA

Por:   •  9/8/2018  •  Dissertação  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EAD

CLAUDINEI NUNES DE PAULA

RU 1570873

[pic 1]

[pic 2]

CURITIBA – PR

2017

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]



  1. INTRODUÇÃO

Os movimentos sociais são fatos históricos, que vem ocorrendo através do tempo, é a união das pessoas lutando por seus direitos, seja de caráter sociopolítico cultural, ou até mesmo pelo reconhecimento de suas classes, ex: MT Movimento Negro, o MST, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra, MTST Movimento dos sem Tetos, entre outros.

E a luta da classe oprimida contra seus opressores, que na maioria das vezes são seus governantes, Segundo Gohn (2011, p. 335) informa que os movimentos sociais são “[...] ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas”.

 Movimento social é o coletivo, representando interesses incomuns para o bem de todos, por isso o interesse em conhecer um movimento local uma comunidade negra como o projeto quilombola.

        

.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os movimentos sociais têm o poder de dar voz aos excluídos, pela construção de propostas que visam mudar essa realidade, gerando desse modo à inclusão social daqueles que vivem a margens da sociedade.

A história da humanidade seja numa esfera local ou mundial é marcada pelo movimento de classe contra as opressões de seus governantes, a escravidão é a mais marcante da nossa historia.

Apesar de o nosso país ter sido construído pelas misturas de raças, a discriminação contra os índios e negros é muito grande, mas através de muita luta e reivindicações, as conquistas vêm aparecendo, direitos que deveriam ser garantidos pelo Estado, mais que só através de muitas lutas é que esses direitos vêm sendo respeitados.

Em um país de latifundiários e com a grande especulação de terras, as consequências disso foi o inchaço das cidades e o aumento de favelas e de pessoas morando em condições de rua. Diante dessa realidade surge o movimento do sem teto o MTST.

Diante das dificuldades e das negligencias do Estado o povo se une, e cria movimentos sociais para defender seus direitos básicos de cidadania. Tendo como objetivo ajudar os mais desfavorecidos e discriminados pela sociedade, muitos projetos sociais são ONGs, ou são criados por esse tipo de organização, com o objetivo de mudar uma realidade existente. Estas iniciativas fortalecem a cidadania e torna os indivíduos mais fortes, envolvendo-os numa luta por melhorias.

2.1  MOVIMENTO QUILOMBOLA COMUNIDADE NEGRA GUAJUVIRA

Chegando a comunidade negra Guajuvira, município de Curiúva-Pr, fui recebido por um dos lideres locais da comunidade, no pátio de festa da igreja, no mesmo local onde acontecem as reuniões mensais para discutir sobre os acontecimentos.  Foi nesse local muito aconchegante que se deu inicio a conversa sobre a fundação da comunidade e suas conquistas depois da criação do movimento.

O Sr. Inácio Ferreira relatou que o movimento Quilombola foi criado em 2005 reivindicando principalmente as demarcações de terras e conseguiram mais que isso com o as documentações das terras em mãos, a comunidade conseguiu também transporte escolar, luz elétrica, água encanada, sinal de internet, postinho de saúde, entre outros. Conquistas que mudaram para melhor a realidade da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com