TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  3.025 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA        

3 OBJETIVOS INSTITUCIONAIS        

3.1 POLÍTICAS SOCIAIS        

3.2 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS        7

3.3 RECURSOS FINANCEIROS        8

4 ÂMBITO INSTITUCIONAL        9

5 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vem apresentar um pouco da realidade do CRAS localizado no município de Ibaiti - PR, de modo a nos colocar mais próximo da realidade a cerca das questões sociais, trabalhos e projetos desenvolvidos pelo mesmo.

/m


  1. contextualização histórica

No ano de 2009, foi implantado em Sertaneja – Pr o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na Avenida Nossa Senhora do Rocio, 233 neste município, sendo este de pequeno porte I, tendo que o município conta com uma população de 5.817 habitantes.

Conta atualmente com uma estrutura física de 02 salas com capacidade para até 05 pessoas, 03 salas que comporta de 06 a 14 pessoas, 01 sala entre 15 a 30 pessoas, 01 sala que acomoda mais de 30 pessoas, 02 banheiros sendo um masculino e feminino que atendem as necessidades especiais e 01 sala de recepção, esta possui placa com identificação da instituição.

Seu capital humano é composto por um assistente social, uma psicóloga, um operador máster do bolsa família, uma pedagoga, uma estagiária e um motorista. Atende atualmente cinco dias por semana, sendo de segunda a sexta-feira oito horas por dia. Durante o horário de expediente da instituição esta realiza visitas domiciliares, atendimento ao público, acompanhamento com famílias, acompanhamento prioritário das famílias em descumprimento de condicionalidades do PBF, realiza oficinas, grupos de convivência com familiares, desenvolve estratégias específicas para inclusão de pessoas com deficiência, orientação/acompanhamento para inserção de famílias no BPC e encaminhamento pra inserção de famílias no CadÚnico, entre vários outros procedimentos.


3 OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

A inserção do CRAS na sociedade, possibilita uma intervenção, sendo possível compartilhar as relações familiares, conhecer as dificuldades apresentadas no cotidiano, para que desta forma se promova atividades de reflexão que proporciona bem estar, apoio emocional e instrumental e melhoria de qualidade de vida no município. Na qual a assistência social deve ser prestada a quem dela necessitar. É um direito do cidadão e um dever do Estado, para tanto se faz necessário um lugar adequado de assistência social que desenvolva projetos de serviços e atividades promovendo o equilíbrio mútuo entre famílias. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

3.1 POLÍTICAS SOCIAIS

O CRAS de Sertaneja- Pr desenvolve programas e projetos como:

  • Carteirinha de estacionamento para idoso e deficiente, podendo ser na condição de passageiro ou de motorista;
  • Bolsa família (cadastro único, carteira de viagem, baixa renda, aposentadoria para mulheres, leite do governo, benefício gestante com 11 meses de contribuição);
  • Projeto Arte Vida (artesanato com mulheres acima de 35 anos de idade);
  • Nascer feliz (enxoval para gestantes que possuem renda baixa para aquisição do mesmo);
  • Fornecimento de cestas básicas;
  • Encaminhamento para tratamento de canal dentário;
  • Concessão de passagens por motivo de saúde, de falecimento, para migrantes e itinerantes;
  • Leite de soja para idosos a partir de 60 anos de idade;
  • Beneficio de Prestação Continuada: (BPC), acima de 65 anos com renda per capta inferior a ¼ de salário mínimo;
  • CMAS: Conselho Municipal de Assistência Social (responsável pelas entidades APAE e ABENEC);
  • CMDCA: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Cursos profissionalizantes pelo PRONATEC em parceria com o SENAC (hotelaria, cabeleireiro, etc).

Estes programas e projetos, realizados pela instituição, tem o objetivo de dar condições iguais para todos os indivíduos, além de ofertar serviços e ações de proteção básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, sendo que este possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e articulação das unidades a ele referenciadas e gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Atualmente a instituição conta com a Secretária Municipal de Assistência Social (Edemara Cristina Marques Soares), responsável por tomadas de decisões, ou seja, decisões centralizadas, a assistente social deve possuir experiência de atuação e/ou gestão em programas, projetos, serviços e benefícios socioassistênciais, conhecimento da legislação referente à Política Nacional de Assistência Social, domínio sobre os direitos sociais, experiência de trabalho em grupos e atividades coletivas, experiência em trabalho interdisciplinar, conhecimento da realidade do território e boa capacidade relacional e de escuta com as famílias. Responsável também pela acolhida, oferta de informações e realização de encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS, mediação dos processos grupais do serviço socioeducativo para famílias, realização de atendimento individualizado e visitas domiciliares as famílias referenciadas ao CRAS, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias no território, assessoria aos serviços socioeducativos desenvolvidos no território, acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades, alimentação de sistema de informação, registro das ações desenvolvidas e planejamento do trabalho de forma coletiva, articulação de ações que potencializem as boas experiências no território de abrangência, trabalhos estes realizados em conjunto com o pedagogo. A psicóloga, traduz o esforço de desenvolvimento de um método coletivo de produção de conhecimento sobre a intervenção profissional em políticas publicas, fortalecendo a participação da categoria e protagonismo da profissão. Esta tem produzido conhecimentos que embasam a atuação profissional no campo da Assistência Social e que subsidiam o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários. Possibilitando ao psicólogo realizar ações que envolvam proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas a realização de projetos da área social e/ou definição de política pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com