TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Recursos Humanos para a Qualidade

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

                   

Jayne LANZ¹

 Juliana Silveira Buchweitz VARGAS¹

Nicole Martins LARA¹

Rogério Favretto JUNIOR¹

                                                                                                                        Bruna C. POSPICHIL²

RESUMO

Ter um setor de recursos humanos estruturado dentro de uma empresa, é de extrena importância para os colaboradores, quanto para as empresas que utilizam de ferramentas, muitas vezes motivacionais, para instigar o funcionário a procurar mais capacitação, diminuindo assim os gastos com novas contratações e consequentemente fazendo o funcionário entregar um trabalho com mais qualidade, com a finalidade de crescer dentro da empresa. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo correlacionar o setor de recursos humanos com a qualidade, tanto para o produto final ou serviço, como para a qualidade de vida dos trabalhadores. O estudo apresenta pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, como base para evidenciar o estudo feito. Com isso, é possível perceber que, o papel dos recursos humanos é imprescindível para a qualidade como um todo.

  1. INTRODUÇÃO

Independente da atividade exercida pela organização, o objetivo sempre será atingir ou se aproximar, o máximo possível, da perfeição na entrega de seus produtos e/ou serviços. Portanto, o foco deve ser total na qualidade. Sendo assim, as organizações têm desafios constantes no momento de identificar indivíduos para preencher seu quadro de vagas. Normalmente, o quesito que mais impacta nesta definição é a habilidade do candidato, mas nem sempre as pessoas que participam dos processos seletivos têm qualificações necessárias para a vaga e, é nesse momento, que o departamento de Recursos Humanos interfere positivamente.

As empresas têm duas formas de buscar estes candidatos, através do recrutamento interno, que visa estabelecer uma comunicação dentro da própria organização com o objetivo de promover algum colaborador, e do recrutamento externo, em que a empresa busca no mercado seus candidatos.

As organizações mais preparadas e estruturadas conseguem priorizar o recrutamento interno no momento em que surge uma vaga “nova”, o que é uma grande vantagem, visto que, no recrutamento interno, a organização possui um histórico do funcionário, do seu comportamento, seu desempenho, seu relacionamento interpessoal, o que oferece mais segurança e maior chance de acerto na seleção. Além disso, no recrutamento interno existe um menor custo para a organização, já que a mesma não precisará divulgar a vaga nos meios de comunicação externos, bem como menores custos de admissão e integração de funcionários.

As atividades básicas da gestão de pessoas consistem em prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar pessoas, com o objetivo de contribuir para a sobrevivência da organização. Entretanto, existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas. No primeiro caso, as pessoas são o objeto da gerência, são guiadas e controladas para alcançar determinados objetivos. No segundo caso, as mesmas são o sujeito ativo da gerência, são elas que guiam e controlam para atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais. (CHIAVENATO, 1994).

O presente trabalho tem como objetivo correlacionar o setor de recursos humanos com a qualidade, tanto para o produto final ou serviço, como para a qualidade de vida dos trabalhadores. O estudo apresenta pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, como base para evidenciar o estudo feito. Com isso, é possível perceber que, o papel dos recursos humanos é imprescindível para a qualidade como um todo.

[1] 


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No Brasil, o significado de qualidade ainda precisa ser entendido corretamente. Para a grande maioria, qualidade ainda se refere a um departamento ou um grupo de pessoas responsáveis pela busca de redução de defeitos. Porém, em um mundo competitivo, muitos já entenderam que qualidade é um item essencial para a diminuição de riscos dentro da organização.

Qualidade é a composição total das características de marketing, projeto, produção e manutenção dos bens e serviços, através dos quais os produtos atenderão às expectativas do cliente. (CARVALHO; PALADINI, 2005, p. 15).

O setor de qualidade está diretamente ligado ao setor de recursos humanos, pois o mesmo é responsável por admitir e capacitar, motivar e proporcionar satisfação aos funcionários.

Durante a pandemia pudemos comprovar a importância de um relacionamento mais humanizado para com os funcionários, diminuindo cada vez mais a idéia de que o setor de recursos humanos serve apenas para ser responsável pela folha de pagamento e ponto, contratação e capacitação, entre outros. A equipe de recursos humanos ou gestão de pessoas, como muitos estão passando a chamar, é o responsável por proporcionar satisfação e motivação dos colaboradores, que é o fator principal para levar qualidade a empresa e ao produto final.

Por tanto, o papel dos gestores das empresas é fazer com que as pessoas acreditem que a qualidade é importante para a empresa e para elas próprias. As pessoas precisam entender que qualidade não é responsabilidade de apenas algumas pessoas. Mas, sim, que está na nossa forma de pensar e agir em todas as etapas do processo. Atualmente, sem qualidade, a empresa estará “fora do jogo” e as pessoas também. (CARVALHO;PALADINI, 2005).

Figura 1 – Os principais indicadores de RH

[pic 2]

FONTE:  Autor: Ambrust (2021)

Na imagem acima, podemos verificar alguns dos indicadores de recursos humanos, utilizados para monitoramento e que impactam diretamente na qualidade dos funcionários.

Takashina e Flores (1996, p. 19) afirmam que “indicadores são formas de representação quantificáveis das características de produtos e processos. São utilizados pela organização para controlar e melhorar a qualidade e o desempenho dos seus produtos e processos ao longo do tempo”.

1.PRODUTIVIDADE

Apartir desse indicador e possível obter um melhor retorno de cada departamento e definir o quanto de atenção deve ser voltada a cada equipe, um baixo desempenho e produtividade pode revelar fatores como má gestão, desmotivação e necessidades de investiventos em novas tecnologias. É evidente que todas as empresas buscam por mais eficiência em sua produção por meio da redução de custos, e buscar ao máximo eliminar erros pra que não seja necessário um retrabalho, eliminando assim gastos desnecessários de tempo e dinheiro. Para medir a produtividade considera-se três elementos básicos: tempo, qualidade e custos.

2.ABSENTEÍSMO

Esse indicador revela as faltas dos colaboradores seja por qualquer motivo. Um alto nível de atrasos e faltas é sinal de que a gestão  dos fucionarios tem algo errado, é importante que se investigue a causa da desmotivação pois não faze-la pode significar a perca de grandes talentos.

3.TURNOVER

Esse indicador determina a entrada e saída de colaboradores em determinado período de tempo, indicado não apenas se a empresa esta contratando mas também se esta retendo profissionais de dentro da própria empresa. É uma ferramenta para avaliar o entusiasmo dos colaboradores, a qualidade do clima no trabalho e a eficiência das politicas de tetenção de talentos.

4. TEMPO MÉDIO NA EMPRESA

Tem por objetivo medir se a estratégia de gestão esta funcionando bem, esses índices tem por objetivo revelar se a empresa errando ou acertando, e onde pode melhorar para que no futuro não venga ter prejuízos financeiros e intelectuais. O tempo médio de um funcionário em uma empresa tem haver diretamente com a taxa de rotatividade, e a capacidade da empresa de reter talentos.

5. ÍNDICES DE RETENÇÃO DE TALENTOS

Este índice tem por objetivo mostrar a eficiência da manutenção de colaboradores na empresa, é vantagem para a empresa manter funcionários que se destacam por serem diferenciados dos demais, isto traz benefícios financeiros e também intelectual.

6. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Este indicador mostra se os treinamentos estão sendo eficazes, isto é nescessário para saber se o treinamento esta atingindo o objetivo do negocio. Os gestores podem realizar avaliações por meio de formulários que são aplicados à equipe.

Poder medir com eficiência esses indicadores é de extrema importância para a saúde empresa pois auxiliar a definir seus objetivos e saber seus próximos passos.

O grande desafio das organizações é conseguir estabelecer este diferencial competitivo. Como descreve Carvalho e Paladini “[...] garantir um local ao sol para a organização, diferenciando-a das demais”. (CARVALHO;PALADINI, 2005, p. 32)

Utilizar a qualidade como sendo um direcionamento estratégico promove uma série de vantagens. Para as empresas reduz o risco de retrabalho e para o produto final, reduz defeitos e refugos e consequentemente aumenta a produtividade que afetam diretamentos os custos. Além disso, investir em qualidade significa ter pessoas mais bem preparadas, tanto no nível gerencial como no operacional também, tendo pessoas mais engajadas e motivadas para realizar o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com