TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Social

Por:   •  2/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Isso dado pela trágica realidade de um certo grupo social.

Os movimentos sociais surgem como uma ação mediadora, fazendo que os indivíduos ajam forma coletiva, como por exemplo a resistência a exclusão e luta pela inclusão social. É através dos movimentos que os indivíduos buscam a modificação do comportamento e regras do sistema político, pois é através dele que se constrói em torno do embate político um meio de manifestação e reinvindicação.

O sociólogo francês Alain Touraine “Considera que a semente dos movimentos sociais está no conflito entre as classes e vontade políticas. Para ele os conflitos sociais estão enraizados em nossa forma de governo e nosso estado moderno, permeando por vontades individuais e pelas desigualdades sociais. Essa desigualdade, que fere os princípios de igualdade de um estado democrático, torna-se um agente de segregação social, cultural e econômica, fatalmente interferindo nas formas de atuação civil daqueles afligidos por tal mal.”

Para Maria da Gloria Gohn “Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social constroem propostas”. Os indivíduos buscam sua identidade, sua existência dentro da sociedade, e é nesses movimentos que se sentem engajados, inclusos de alguma maneira, buscam uma sociedade mais democrática, onde os direitos sejam iguais para todos.

Os movimentos sociais na atualidade na América Latina, como movimento estudantil, especialmente no chile, com a Revolta dos pinguins (Zibas, 2008), e as ocupações nas universidades no Brasil, sobretudo nas públicas, em luta de melhoria da qualidade do ensino, contra reformas da educação, atos de corrupção e desvio de verbas públicas, são exemplos da insatisfação da sociedade, que está lutando por seus direitos. Uma sociedade mais justa, com mas oportunidade, sem preconceito, reconhecimento da diversidade cultural entre outros.

Para Maria da Gloria Gohn “Os movimentos sócias possuem representações simbólicas afirmativas por meio de discurso e pratica.”

Mas não é tão simples alcançar determinados objetivos pois a sociedade esta cheia de mazelas e contradições. Uma má gestão que faz com que as pessoas da classe inferior sofra com injustiças, desigualdade, má distribuição de renda entre outros o que torna a sociedade um caos.

O filme “Quanto vale ou é por quilo” representa a qualidade de vida que leva alguns indivíduos, o tempo passou, o cenário também mas continua a mesma exploração da miséria e o marketing social de uma solidariedade de fachada. Enquanto o governo e algumas entidades lucram como a miséria como negócio, uns mal tem o que comer vivem as migalhas, que o governo distribuem a quem precisa.

“É de fundamental importância a participação dos Movimentos Sociais na política para o Fortalecimento da democracia, no processo de inclusão social e na conquista de direitos, Visando o bem comum. Cabe também aos movimentos sociais combater a corrupção na esfera pública, considerando que as consequências recaem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com