TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Social

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

O movimento social é uma organização estruturada, com a intenção de reunir um grupo maior ou menos de pessoas que buscam alcançar mudanças sociais por meio de discussões políticas. Nos movimentos está presente uma identidade social e uma determinada maneira de pensar e de agir, atuando sempre de forma coletiva, visando obter melhorias para um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja ela econômica, social, política, religiosa, entre outras.

O movimento social é composto pelos seguintes elementos: o povo, pela reivindicação, por uma ideologia e um projeto, pela organização, e pelos objetivos a serem atingidos a partir da atuação do movimento.

A cidadania está fortemente ligada aos movimentos sociais, pois os diferentes movimentos, com suas variadas demandas e lutas, como por exemplo, por uma maior liberdade, melhores condições individuais e coletivas, pela luta contra as injustiças e desigualdades, faz com que a cidadania esteja em permanente construção e evolução. A manifestação ou protesto é a forma como nos podemos exigir a cidadania, reivindicando e exigindo nossos direitos civis, políticos e sociais. O povo brasileiro luta por seus direitos a anos, sempre em busca de cidadania e de um país democrático.

Os principais movimentos sociais no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

O movimento dos atingidos por barragens (MAB) é um movimento popular, reivindicatório e político, que surgiu no fim da década de 70 com o objetivo de organizar os atingidos pela construção de barragens para a luta e conquista de seus direitos. O MAB defende a revisão do modelo energético brasileiro, que é baseado nas grandes usinas hidrelétricas, pela formação de um fundo de auxílio para indenizar as pessoas atingidas, e pela luta em defesa da água e da energia, buscando a construção de um projeto popular para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com