TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO RH NO APOIO A INOVAÇÃO E A CRIATIVIDADE

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.007 Palavras (13 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 13

O PAPEL DO RH NO APOIO A INOVAÇÃO E A CRIATIVIDADE

                                                                                               José Geraldo Benta Junior

                                                                                               Jussara Aparecida Estrizer

                                                                                               Mª Adeline Bueno Ferraz

                                                                                               Merilei Maciel Remeyka

                                                                                               Tutor externo: Arlindo Morato

RESUMO

Este trabalho analisa a utilização da criatividade no ambiente de trabalho, destacando nos dias atuais o papel do RH no apoio a inovação que vem  tomando cada vez mais espaço dentro das organizações, pois com grandes mudanças tecnológicas e comerciais, vem sendo um grande desafio criar novos planejamentos estratégicos, com a evolução do trabalho passou a ser fundamental a busca de novas estratégias, investindo nas empresas programas como reengenharia entre outros.

Palavnras-chave: ...................... . ......................... . ..................//São três palavras que destacam no trabalho, com a primeira letra em Maiúscula e seguido de ponto.

1. INTRODUÇÃO

Os recursos humanos, há alguns anos atrás era apenas um exemplo de recursos fáceis, tão comum de se encontrar nas portarias das fabricas e construções era suficiente para as necessidades das organizações, não se fazia muitos investimentos na área. Os executivos  de Recursos Humanos eram apenas solicitados para cuidar de problemas simples como algumas necessidades das organizações.

Com os rápidos avanços tecnológicos, em tempos de mudanças, cultural  mudanças de nós mesmos, o mercado de trabalho foi se tornando  mais exigente se colocando  em situação de intensa oferta, essas mudanças tiveram evolução lenta pois a indústria apenas tinha a preocupação com a gestão de custo de produção, isso fez  com que os gestores organizacionais procurassem a executar suas  funções  mais rapidamente para obter resultados.

 Então fez com que os profissionais de recursos humanos que eram pouco habituados a se tornar voltado aos meios de atender e encontrar soluções para desenvolver os recursos disponíveis para adequá-los  à tecnologia  em desenvolvimento e encontrar condições para a organização

Foi necessário considerar a qualidade de vida das pessoas que trabalham nas organizações  e os objetivos organizacionais selecionar, treinar,  motivar os colaboradores, e dar suporte também aos objetivos organizacionais, sendo necessário controlar os custos de mão-de-obra, a produtividade e as reivindicações sindicais, trazendo novos desafios diante das mudanças tanto industrias como tecnológicas.

           

2. O PAPEL DO RH  NA CRIATIVIDADE

O papel do RH diante a situação atual é desafiador porque exige que se entenda mais e melhor das pessoas, e também das mudanças  que vem ocorrendo nas organizações isso exige ser  um aliado a organização. Podemos então definir técnicas de relações humanas como o conjunto de orientações, baseados principalmente na Sociologia e na Psicologia obtendo a motivação no trabalho e o desenvolvimento organizacional.

O órgão de recursos humanos  tem atuação fundamental para dar apoio a empresa montar programas para avaliação, capacitação e aperfeiçoamento de pessoas, especialmente no preparo daqueles de alto potencial, pois selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar numa empresa como uma verdadeira equipe, com objetivos definidos, fazendo com que cada membro conheça seu papel.

Além de  trazer  inovações estratégicas para alcançar os resultados desejados dentro de uma organização também, solucionar os problemas  resultantes das falhas na administração de pessoas que com grandes mudanças e a pressão no trabalho colaboradores podem se sentir mais desmotivados, o papel do rh é  contribuir  para  o bem  estar de todos, diante  dessas transformações.

2.1   IMPORTÂNCIA DA GESTÃO

 

As empresas precisam investir mais em recursos humanos, pois o sucesso de uma organização  depende  da competência e da motivação dos empregados de quem é admitido  e de quem é demitido, portanto uns dos aspectos mais importantes para se alcançar resultados positivos é admitir as pessoas certas no momento certo a fim de formar a equipe  de que a empresa necessita, está ai uma das grandes importâncias do papel de RH.

            Em uma empresa média ou pequena, os administradores precisam de um sistema de referencia que os oriente para a tomada de decisões. Por isso as grandes empresas determinam os seus objetivos principais e suas políticas, que devem orientar suas decisões para o cumprimento daqueles objetivos, os planos de recursos humanos devem estar ligados com os planos estratégicos da empresa, devem ser claras para os administradores  seguindo algumas politicas.

As políticas indicam os meios de forma desejada para atingir os objetivos principais, se bem estabelecidas e executadas, mostrando as  decisões mais importantes e a formulação e  das  normas, alguns exemplos de políticas.

Exemplos de políticas de recursos humanos

  • Pagar salários que se comparem favorável com os oferecidos pelas outras empresas;
  • Aceitar discutir com os empregados as condições de trabalho;
  • Manter um clima de confiança, amizade e harmonia no trabalho, com adequada segurança  com oportunidades para todos sem  distinção de etnia ou nacionalidade.

O órgão de recursos humanos deve orientar e apoiar os gerentes e prestar serviços, a ele cabe não só o apoio, a orientação, como também sensibilizar os gerentes para a importância da equipe nos resultados. Deve ainda zelar pelo tratamento ético  e justo de cada pessoa dentro de uma organização, orientando nos assuntos relacionados a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com