TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento e Linguagem

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1.        Pensamento e Linguagem        1

1.1 Introdução ao método de Vygostsky        2

1.2        Uma nova perspectiva necessária        2

1.3        O Significado, a ponte entre o pensamento e a fala        4

2.        Linguagem e intelecto no desenvolvimento filogenético destas funções        4

2.2        Estágios do desenvolvimento da Linguagem        5

3.        Língua fala, signo e referente.        6

  1. Pensamento e Linguagem

        A obra de Lev S. Vygotsky tem como objeto de estudo a análise genética das relações entre o pensamento e a palavra falada, ou seja, através de análise de experimentações, investigações e comparações acerca do aprendizado da linguagem e os mecanismos biológicos relacionado, o autor introduz seu pensamento sobre as suas apreensões em seu campo de pesquisa.

        O livro é divido em 6 capítulos principais. O primeiro capitulo, como o autor mesmo descreve, “põe o problema e discute o método”. O segundo e o terceiro capitulo, introduz os principais pensamentos de autores que também tiveram como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, Piaget e Stern. O quarto capitulo, o autor reserva para discutir a tentativa de detectar as raízes do pensamento e da linguagem, inicia a desenvolvimento de suas teorias. E no quinto e sexto capítulo, Vygotsky, apresenta o estudo de 2 casos para embasamento de suas acepções: o primeiro estudo, trata da evolução genérica geral dos significados durante a infância e o segundo é um comparativo do desenvolvimento dos conceitos científicos e espontâneos da criança.

        O presente trabalho, tem como principal objetivo, apreender, de acordo com as teorias e experimentações deste brilhante autor, as contribuições para o entendimento do processo de desenvolvimento cognitivo e intelectual dos seres humanos.

1.1 Introdução ao método de Vygotsky

        No início de sua obra, o autor, nos adverte sobre os fundamentos e formulação dos seus métodos para estudo de seus casos, a citar:

[...] (1) fornecemos provas experimentais  fornecemos provas experimentais de que os significados das palavras sofrem uma evolução durante a infância e definimos os passos fundamentais dessa evolução; (2) descobrimos a forma singular como se desenvolvem os conceitos “científicos” das crianças, em comparação com os conceitos espontâneos e formulamos as leis que regem o seu desenvolvimento; (3) demonstramos a natureza psicológica específica e a função linguística do discurso escrito na sua relação com o pensamento e (4) clarificamos por via experimental a natureza do discurso interior e as suas relações com o pensamento. (VIGOTSKY, 1974)

        Nesse excerto, o autor, evidencia o caráter de seus estudos e o objetivo de sua obra, que está no estudo empírico de seus métodos, contribuindo de forma clara e objetiva sobre o desenvolvimento da fala e da linguagem.

  1. Uma nova perspectiva necessária

Uma das primeira afirmação contida no livro, refere-se ao campo de estudo que se relaciona a psicologia e a relação entre, ou o termo que o autor prefere utilizar: “a inter-relação” entre o pensamento e a linguagem antes de adentrar em qualquer outro assunto relacionado. Assegura neste excerto que o ponto de partida para a abordagem do tema, é necessário ter como base o estudo do relacionamento entre estas duas concepções, na qual o seus pormenores ainda não havia sido estudado.

[...]Os modos de análise atomísticos e funcionais predominantes durante a última década tratavam os processos psíquicos de uma forma isolada. Os métodos de investigação desenvolvidos e aperfeiçoados tinham em vista estudar funções separadas, mantendo-se fora do âmbito da investigação a interdependência e a organização dessas mesmas funções na estrutura da consciência como um todo. (VIGOTSKY, 1974)

        Num breve panorama ao pensamento desenvolvido até os anos de publicação de seus estudos, ele observa que a consciência era tradada como algo unitário, de que todas as funções isoladas operavam inseparavelmente. O que leva a concluir que a consciência humana não opera desta forma. Na velha psicologia, tinha se como pressuposto que a relação entre determinadas funções nunca variava, aceitava-se, portanto, que a relação entre processos psíquicos eram constantes e, como constantes, podiam ser ignoradas uma em ralação a outra. Via-se no processo de desenvolvimento da consciência determinado pela autonomia de cada função, ou seja, as variações de relação entre uma e outra eram praticamente inexistente e para uma nova abordagem a respeito dos processos psíquicos, para o autor, é imperativo adotar uma perspectiva diferente das elaboradas até o presente estudo. O autor afirma que: “A análise do processo do pensamento verbal em dois elementos separados e basicamente diferentes impede todo e qualquer estudo das relações intrínsecas entre o pensamento e a linguagem”, ou seja, é fundamental para a compreensão dos processos de desenvolvimento da linguagem as relações e interações existentes no processo de aprendizado e apreensão das mensagens e conexões entre o discurso e o pensamento.

        Segundo o autor, para que haja êxito na compreensão da relação entre pensamento e linguagem, é imprescindível a utilização de um método eficaz de análise. Ele apresenta dois tipos de métodos possíveis para abordar os estudos: o primeiro, baseado no estudo separado de cada elemento e que:

[...] desloca o problema para um nível de maior naturalidade; não nos fornece nenhuma base adequada para, estudarmos as multiformes relações concretas entre o pensamento e a linguagem que surgem no decurso do desenvolvimento e do funcionamento do discurso verbal em todos os seus aspectos. (VIGOTSKY, 1974)

        O que impede de examinar e explicar casos e frases específicos produzindo generalidades relativas a qualquer tipo de pensamento.

        A outra via de analise que o autor propõe, e que revela essa nova perspectiva em que ele apela, consiste em o estudo das propriedades fundamentais do objeto, num comparativo, para elucidar o pensamento adotado, o autor toma como exemplo o estudo da água que, para uma análise fidedigna e livre de erros, para compreensão de suas propriedades o foco de estudos deve ser em sua composição molecular e não em sua composição atômica. Trazendo para o contexto da psicologia, o estudo do desenvolvimento do pensamento e da linguagem consiste na análise das propriedades relacionadas ao significado, pois é no significado que o pensamento e o discurso “se unem em pensamento verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com