TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico Governamental

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

 ATIVIDADE À DISTÂNCIA 2

Questão 1 (Valor 5 pontos). Procure diferenciar o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) dos métodos tradicionais de planejamento estratégico. Nesse processo, apresente o significado do termo “planejar”.

O conceito de “planejar” esta relacionado as previsões futuras, de uma forma racional e lógica, minimizando os riscos e imprevistos que podem ocorrer em qualquer atividade.

O planejamento estratégico é o processo gerencial, onde as organizações alinham seus objetivos, recursos e oportunidades para cumprir sua missão, norteando toda a organização para que se mantenha estável no mercado.

O método PES tem sua origem na década de 70, com a finalidade de auxiliar os dirigentes públicos e demais profissionais do serviço público. O método PES surgiu através de um processo de reflexão, no qual o ex ministro de planejamento chileno, Carlos Matus, esteve preso em função do golpe militar no Chile. As diretrizes do método PES estão em uma crítica ao planejamento governamental tradicional e propõe uma alternativa situacional em função dos políticos. As principais características do PES são seu subvjetismo que tem objetivo em analisar a situação problemática e centraliza nos agentes envolvidos em suas respectivas percepções, analises e experiências para a resolução do mesmo. Carlos Matus afirma que o planejamento tradicional usual, considerado o normativo, não distribui o instrumental necessário para que o ator participe de maneira efetiva.

Questão 2 (Valor 5 pontos). Apresente o Triângulo do Governo e como o seu funcionamento influencia o sucesso da aplicação do PES.

A composição do Triângulo do Governo é desta forma:

O projeto do Governo; Os objetivos do governante para distintas situações

A Capacidade do Governo; As habilidades, experiências e conhecimento do governante para condução dos planos propostos.

O apoio Político; A capacidade do governante em superar as dificuldades de aceitação de suas propostas por parte dos atores envolvidos.

Segundo Matus, Esse triângulo sintetiza a situação de um governante perante a realidade. As três variáveis (B, ß e α) dão forma ao sistema. A baixa capacidade de governo afeta a governabilidade, a qualidade da proposta e a gestão do governo. As exigências do projeto de governo põem em prova a capacidade de governo e a governabilidade do sistema. A


governabilidade do sistema, por fim, impõe limites ao projeto de governo e faz exigências à capacidade de governo (Matus, 2006:130).

Questão 3 (Valor 10 pontos). Descreva como aplicar os métodos de Diagnóstico de Situações e Planejamento de Situações e como esses métodos se inserem nos 4 momentos da Gestão Estratégica.

A formulação consciente da situação problema, onde é exigido que são listados todos os problemas sociais dos diversos atores envolvidos.

A seleção da situação problema, onde o gestor político irá articular os recursos disponíveis para que os problemas críticos sejam sanados, com um retorno positivo.

A descrição ou explicação da situação problema, onde é documentada as interpretações dos problemas que foram identificados, em relação a qualidade, a quantidade, o tempo e demais etapas do processo. São analisados os benefícios e consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com