TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  7/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

de

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Mayanna Guilherme dos Santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Salvador

2017

Mayanna Guilherme dos Santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social, no curso de Serviço Social da UNIME, como requisito para obtenção do grau de Bacharel.

Supervisora Acadêmica: Prof.ª Shirley B. Menezes de Paiva.

Supervisora de Campo: Andrea nogueira de Almeida.

Salvador

2017


DADOS DE IDENTIFICAÇÂO PROFISSIONAL

DADOS DO GRADUANDO

NOME: Mayanna Guilherme dos Santos

RG: 1288544561

CPF: 05762194523

ENDEREÇO: Rua José Mascarenhas Quadra 07 lote 14, Lauro de Freitas- Itinga/ BA

EMAIL: Mayannaguilherme19@hotmail.com

TELEFONES: (71) 3378-3618/ 98538-2788

CNPJ: 13937131004481

DADOS DA INSTITUÇÂO

NOME: Hospital Geral de Camaçari

AREA DE ATUAÇÂO: Serviço Social

CNPJ: 13.937.1301.0044-81

ENDEREÇO: Av. Jorge Amado, s/n bairro Jardim Limoeiro

TELEFONE: (71) 3621-2277

EMAIL: hgcamacari@hotmail.com

DADOS DA SUPERVISORA DE CAMPO

NOME: Andrea Nogueira de Almeida                          
TELEFONE: (71)9119-2728
EMAIL: andreia12nogueira@yahoo.com.br

CRESS: 5410

SÙMARIO

1  INTRODUÇÃO        5

2  DESENVOLVIMENTO        6

Estágio I        6

Estágio II        6

Estágio III        7

2.2. O Projeto de Intervenção: Construção, execução e avaliação.        13

  1. INTRODUÇÃO

O estagio e aprendido como uma importante atividade que os alunos devem realizar durante o período de sua graduação, uma vez que responde a primeira aproximação com o campo de pratica do Assistente Social. Esse entendimento, por sua vez, esta atrelada á necessidade de desenvolvimento de uma mentalidade critica e analítica das oportunidades e dos problemas que norteiam à sociedade as organizações.

A finalidade do estagio, como expressa a legislação vigente, busca: propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os círculos, programas e calendários escolares, conforme conta no enunciado da lei n° 6,494, de 07/ 12/ 1977, e da lei n° 8859, de 23 de março de 1994.

 Como pratica de estagio, o aluno tende a desenvolver melhor as atividades exigidas na vida profissional, pois o estagio proporciona aos estudantes oportunidades de correlação do conhecimento com a prática, facilitando o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, incentivando o desenvolvimento das potencialidades individuais e promovendo a integração escola- instituição- comunidade. Nesse contexto, o objetivo é familiarizar o acadêmico com a realidade do seu ambiente, para que possa exercitar uma visão critica do universo em que se situa sua profissão.

As normas que regem o estágio supervisionado do curso de Serviço Social encontram-se no manual de estagio do curso conforme a portaria n° 001/08, e na forma do artigo 13, capitulo vIII, do regime geral desta instituição. O objetivo deste e inteiraralunos e supervisores sobre as posições do estagio.

2  DESENVOLVIMENTO

Estágio I

O Estágio I teve 150 horas de duração e ocorreu no período de 10 de Outubro de 2015 a 06 de Maio de 2016, em turno integral entre 08h e 14hs.

O Estágio Supervisionado em Serviço Social I é o momento de aproximação junto a uma dada realidade profissional para a elaboração de estudo analítico acerca da instituição, além de compreender sobre a política setorial face às expressões da questão social e produzir registros técnicos.

Durante o estágio I foram observadas as rotinas e normas do Hospital, bem como sua estrutura física, a interação do profissional com o paciente, o desenvolvimento da equipe a relação interdisciplinar entre os membros da equipe na Clinica Pediátrica, na Emergência Adulta, UTI, Berçário e Clinica Obstétrica, com aproximadamente 30 atendimentos por dia. Observação sobre procedimentos adotados pelo Assistente Social.

Estágio II

O Estágio II teve 150 horas de duração e ocorreu no período de 17 de maio de 2016 a 06 de Outubro de 2016, em turno Integral entre as 08h e 14hs.

A realização do Estágio II junto ao Hospital Geral de Camaçari foi muito importante, pois através dele foi possível realizar uma interação junto a instituição conhecendo a realidade da função do profissional de Serviço Social.

 O estagiário exercita as competências da profissão com vistas a elaborar seu projeto de intervenção, a partir das observações feitas no contato estabelecido com a instituição anteriormente, cuja proposta surge mediante demandas identificadas durante o momento inicial, dadas as observações registradas acerca do cotidiano institucional.

Aprimoramento da Anamnese Social, bem como seu preenchimento, visita aos leitos, acompanhamento social. Percebi também que o profissional ajuda a abrir portas para novos conhecimentos, como também possibilitou identificar o espaço de intervenção profissional, (bem como seu desenvolvimento), possibilitando a aproximação do exercício profissional e sua importância para população usuária do Serviço Social. Foi construída uma proposta de intervenção baseada no direitos e deveres de acompanhantes na clinica pediátrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com