TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  2/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

As atividades de Estágio foram desenvolvidas no Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Sua principal função é assessorar o secretário de Segurança Pública e técnicos da área, no sentido de orientar, através da exposição dos principais indicadores de criminalidade, as ações da secretaria e dos demais órgãos vinculados a ela. O NEAC também presta serviços à sociedade civil e a imprensa, através do catálogo digital Guia de Serviços do Governo é disponibilizado todos os dados compilados pelo Núcleo que é atualizado, via relatórios, diariamente.

O NEAC fica localizado na rua Zadir Índio, sem número, no Centro de Maceió – nas dependências físicas da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), no segundo andar do prédio da SSP-AL na sala 209. Uma sala espaçosa, com mais de dez computadores e uma mesa gigantesca, em formato eliptical, usada para as reuniões de análise e planejamento, colocada estrategicamente no centro do recinto.

O setor foi criado em 2012 com o objetivo de produzir estatísticas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), contudo, algumas metas do próprio setor está associada a uma melhora na compreensão dos dados coletados. Nesse sentido, o espirito da equipe do órgão está voltado para a redução dos índices de CVLI e CVP.

Durante as atividades de estágio a equipe do órgão era formada por especialistas em Ciências da Computação, bacharéis em Direito, Cientista Sociais, Geógrafos, em suma, tinha uma formação multidisciplinar, objetivando o desenvolvimento de ferramentas para compilação e "tratamentos" dos dados. Contudo, é notável a falta de pessoal para o setor. Isso se expressa pelo acúmulo de dados na tarefa de georreferenciamento das ocorrências.

Pude presenciar alguns momentos desse processo, de interação multidisciplinar, na criação e desenvolvimento das ferramentas do trabalho do Núcleo. A forma como esse processo se mostrou é complexa e dinâmica, com facetas de informalidade nas relações interpessoais. No que diz respeito aos relacionamentos interpessoais no setor, pelo observado e experienciado, tendem a serem tomados por positivo. Visto que há bons diálogos e descontração durante o transcorrer das jornadas de trabalho.


2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A atividade desenvolvida no Estágio foi o georreferenciamento de ocorrências denunciadas às áreas de Segurança Pública. Mais especificamente, a tarefa principal era o georreferenciamento de CVLI e CVP. Basicamente, era feito o mapeamento através do software ArcGIS.

O ArcGIS é uma plataforma que oferece um conjunto de funcionalidades baseadas em localização para diversas análises. No NEAC é usado para ajudar a localizar padrões nos dados estatísticos da criminalidade, auxiliando nas tomadas de decisões e ações da SSP-AL. Esse software facilita a coleta, o armazenamento, acesso e compartilhamento dos dados, além de possibilitar a integração dos dados armazenados em outros sistemas.

O acesso era realizado mediante a um Log-In com usuário e senha, criados especialmente para a tarefa de georreferenciamento. No sistema encontramos as ocorrências agrupadas pelas suas tipificações, CVLI, CVP, Transito, etc. O foco de minha atividade, a priori, era o mapeamento das ocorrências de CVLI e, a posteriori, passou as denúncias de CVP. Alguns filtros eram usados no tratamento destas informações, a cidade e o bairro em que ocorreu o crime foram os filtros utilizados para a execução da tarefa.

Notadamente as cidades com maior densidade populacional e visibilidade tinham prioridade no mapeamento, isso se confirmou quando passei a tratar dos CVP's, pois consegui zerar as ocorrências acumuladas de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e iniciei as ocorrências de Atalaia.

Para realizar o georreferenciamento, o primeiro passo era realizar a leitura da denúncia ou ocorrência, com a preocupação voltada ao endereço do fato e o ponto de referência; um segundo passo era localizar as coordenadas geográficas, em numeração indicando latitude e longitude, na plataforma Google Maps e incluir essas coordenadas na ocorrência ou denúncia.

A maior preocupação apresentada pelo Supervisor do Estágio e do gestor do Núcleo dizia respeito à precisão do georreferenciamento. Grande parte das orientações repassadas durante as atividades estagiarias foram nesse sentido, contudo, havia uma outra preocupação referente às ocorrências e denúncias que são impossíveis de mapear. A opção de classificar a ocorrência como “impossível georreferenciar” deve ser evitada a todo custo.


3 - SUPORTE TEÓRICO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O Estágio Obrigatório em Ciências Sociais apresenta algumas características que precisam ser elucidadas, para que seja possível o desenvolvimento desta seção.

A primeira observação diz respeito às exigências acadêmicas para a realização do estágio. Por motivos óbvios as instituições que oferecem o estágio só serão consideradas aptas para tal se em sua equipe ou gestão encontrar-se um profissional da área, ou seja, só é possível estagiar nas instituições que tenham em sua formação cientistas sociais - o que ocorre apenas no NEAC e na revista acadêmica, de Antropologia, MANDAÚ.

A Ciências Sociais é composta por três áreas especificas do conhecimento, a saber: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A minha afinidade epistemológica é para com a Sociologia e isso me colocou em direção ao NEAC. E, apesar de ter um cientista social no núcleo, a atividade exercida no estágio tem relações mais intimas com os graduandos de Geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com