TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resenha Marshall

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Marshall (baseado numa hipótese sociológica + calculo econômico)

Se há base valida para a opinião segundo a qual o progresso das classes trabalhadoras tem limiter que não podem ser ultrapassados. O problema não é se todos os homens serão iguais, mas se o progresso não pode prosseguir firmemente, mesmo que devagar, até que todo homem seja um cavalheiro.

O traço característico das classes operárias é que o trabalho pesado e excessivo, e o volume de tal trabalho poderia ser consideravelmente reduzido.  (Pessoas com menos trabalhos físicos valorizam o educação e lazer)

Seu sistema se diferenciava do socialismo, por preservar elementos essenciais de um mercado livre. O Estado teria de fazer uso de força coercitiva caso fosse necessário para realização de ideais.

Marshall acreditava que seria possivel arcar com os custos de oferecer educação universal e eliminar o trabalho excessivo e pesado. Não há limite intransponível ao progresso das classes operárias.

‘’pensamos no efeito do trabalho sobre o homem, não o inverso.’’

A desigualdade do sistema de classes pode ser aceitável desde que a igualdade da cidadania seja reconhecida. Com isso, o Estado assumiria a responsabilidade de conceder aqueles direitos (caso todos fossem cavalheiros) o que levaria a atos de interferencia estatal, Marshall acha deploravel. Somente um direito incontestável, o direito das crianças serem educadas e nesse caso aprova coerção estatal para alcançar o objetivo.

A igualdade básica, quando enriquecisa em substancia e contretizada que a cidadania em si mesma tem se tornado arcabouço da desigualdade social legitimizada.

DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA

Elemento CIVIL: direitos necessários à liberdade individual.

Elemento POLÍTICO: direito de participar do exercício do poder político como um membro de um organismo investido de autoridade política ou como eleitor dos membros do tal organismo.

Elemento SOCIAL: tudo o que vai desde o direito a um mínimo de bem-estar economico e segurança ao direito de participar por completo na herança social e levar a vida de um ser civilizado de acordo com os padroes que prevalecem na sociedade.

Mas os direitos sociais do individuo igualmente faziam parte do mesmo amalgama e eram originários do status que também determinava que especie de justiça ele podia esperar e onde podia obte-la, a maneira pela qual podia participar da adm dos negócios da comunidade a qual pertencia.

Quando 3 elementos da cidadania se distanciam uns dos outros, logo passam a parecer estranhos entre si. Era tão complexo esse divorcio que é possível atribuir o período de formação da vida de cada um a um século diferente.

Trabalho servil -> trabalho livre, marco fundamental no desenvolvimento tanto da sociedade econômica quando política.

IMPACTO DA CIDADANIA SOBRE CLASSES

A cidadania é um status concedido aqueles que são membros integrais de uma comunidade. Todos aquele que possuem o status são iguais com respeito aos direitos e obrigações pertinentes ao status. A classe social, por outro lado, é um sistema de desigualdade.

Dois tipos de classe: i) classe se assenta numa hierarquia de status e expressa a diferença entre classes em termos de direitos legais e costumes estabelecidos. A classe é uma instituição de seu próprio direito.

ii) classe social não é tanto uma instituição em seu próprio direito como um produto derivado de outras instituições. Estamos estendendo o sentido do termo além de seu significado técnico. Não se estabelecem nem se definem as diferenças de classe pelas leis e costumes da sociedade. Mas elas emergem da combinação de uma variedade de fatores relacionados com as instituições da propriedade,  educação e estrutura econômica.

Desigualdade social é considerada necessária e proposital. Oferece o incentivo ao esforço e determina a distribuição de poder, mas não há padrão geral de desigualdade no qual se associe um valor adequado a cada nível social. Assim, se torna excessiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com