TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO – I SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS

Aluno: Hugo Leonardo Costa Silva

Grupo: 07

Tutor: Rafael Alves da Cunha

Finanças Pessoais: a boa Análise Financeira começa em casa

A palestra foi ministrada pelo professor Prof. Marco Aurélio Sanfins, estatístico pelo ENCE e doutor em estatística pela UFRJ. O professor começou introduzindo a importância das disciplinas já cursadas pelos alunos e a importância da dividir conhecimento, em especial das finanças. Afirma que devemos ser multiplicadores.

Na palestra foram abordados os fatores que contribuem para um melhor desempenho no controle orçamentário, tais como estimar as despesas e receitas e se preparar para os imprevistos.

Em contra partida, foi abordado também os fatores que não contribuem para um bom desempenho financeiro, tais como desconsiderar a inflação na estimativa das receitas e despesas, o uso desenfreado de crédito e ausência de reservas financeiras, ao longo do tempo. O professor exemplificou que qualquer empréstimo é trazer uma um valor futuro de receita, ao presente, mas este valor fará falta no período futuro, sendo assim, se faz necessário um planejamento para qualquer contração de divididas.

Foi abordado os tipos de consumidores, como o consciente e o consumista, sendo respectivamente aqueles que agem com cautela e os desenfreados. A palestra foi encerrada, abordando formas de poupar dinheiro, tais como a poupança que é a mais tradicional e para os que assumem maiores riscos, investimentos, títulos e outras opções disponíveis no mercado.

Para que servem os Sinais de Mercado

A palestra foi ministrada pelo professor Prof. Hedmilton M. Cardoso. O professor adotou uma linguagem mais informal durante a palestra, com a finalidade de demonstrar que o mercado financeiro é algo próximo de nós. Como são as reações do mercado a diversos fatores externos, a quais influenciam na oferta e demanda de algo. Neste caso, ressaltou a importância do analista financeiro em ter capacidade para entender oque precisa ser resolvido, as técnicas que irá utilizar e as condições de mercado.

Foi utilizado um estudo de caso de jogos de futebol aos domingos, na década de 90, para ilustrar estas situações. As vendas eram realizadas ao longo da semana, logo, o mercado reage com as especulações e situações. Por exemplo, a situação climática que esta prevista, o numero de torcedores, o dia da semana que irá acontecer (próximo de dia de pagamento) e ate a saúde dos jogadores. Todos esses fatores, influenciam se o torcedor irá ou não ao estádio. Logo, os investimentos do mercado são de base especulativa, com os fatores conhecidos e precisa estar preparado ao risco dos fatores não conhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com