TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de comunicação e seus recursos

Tese: O processo de comunicação e seus recursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Tese  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade CEUMA

Engenharia Civil

Noturno

O processo de comunicação e seus recursos

São Luis – Ma

2012

Os grupos humanos, desde os primórdios dos tempos, sempre precisaram trocar informações entre si, bem como guarda-las e/ou passa-las às gerações seguintes. Daí surge a comunicação que, sendo objeto de utilização única e exclusiva do homem, tornou-se símbolo de convivência social.

A comunicação envolve processos bastante diversos para que ocorra o entendimento pelo outro indivíduo do que se quer passar, a esses processos chamamos de estruturações, e o produto final disto será chamado de linguagem. De uma maneira mais clara, linguagem seria a estruturação da comunicação para que ocorra o entendimento do que se quer transmitir. A linguagem se utiliza de quaisquer meios de comunicação, podendo ser eles: fala, imagem, escrita, gestos, sinais, inscrições em madeira e etc..

Para compreendermos melhor a linguagem, costumamos separá-la em dois grandes grupos: linguagem verbal e linguagem não verbal. A linguagem verbal utiliza-se da língua, que pode ser falada ou escrita. São exemplos de linguagem verbal: uma tirinha onde há falas de personagem, um texto, uma conversa entre amigos pessoalmente (onde a língua falada irá transmitir uma mensagem, concretizando assim o processo de comunicação e por consequência o uso da linguagem), entre outros. A linguagem não verbal não se utiliza da língua, mas de imagens, sinais, gestos e outros. Exemplos de linguagem não verbal são: placas de trânsito, uma peça de teatro mudo, dança entre outros. O homem utiliza-se tanto da linguagem verbal quanto da não verbal, pois ao falar também gesticula, algo próprio da linguagem não verbal.

O processo de comunicação envolve interlocutores onde esses se utilizam de seis elementos fundamentais para que ocorra sem quaisquer falhas a emissão e recepção de uma mensagem. São os elementos fundamentais:

• Canal de Comunicação: por onde a mensagem será passada, pode ser natural, tecnológico ou temporal;

• Código: a língua ou o sistema simbólico utilizado na mensagem, este pode ser verbal ou não verbal;

• Emissor: aquele que emite a mensagem;

• Mensagem: o conteúdo da mensagem, o foco principal entre os dois interlocutores, tudo aquilo transmitido pelo emissor.

• Receptor: aquele que vai receber a mensagem;

• Referente: o assunto tratado na mensagem;

Se todos esses elementos forem levados em consideração no ato de transmissão de uma mensagem, o resultado final será o recebimento e decodificação da mensagem. Se a decodificação ocorrer sem problemas, ou seja, o código usado for de conhecimento dos dois, teremos o processo de comunicação finalizado. Porém, podem ocorrer falhas nesse processo. Fatores externos também podem ser levados em consideração como, por exemplo, alguma falha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com