TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE ENSINO INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRATICA DE ENSINO INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Luana de Jesus - R.A 17.62.509

Mogi das Cruzes

Março/2019

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Trabalho apresentado à disciplina de PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO E PROJETO, no curso de Licenciatura de Sociologia da Universidade Paulista.

PROFESSOR: Raquel Bokums

Mogi das Cruzes

Março/2019

SUMÁRIO

4. INTRODUÇÃO

5.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

5. ANALISE CRITICA DO AMBIENTE FÍSICO

5. CARACTERISTICA DA GESTÃO ESCOLAR

6. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

6. OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA

6. LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA

7 CARACTERÍSTICA DA COMUNIDADE

8 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DENSIDADE DEMOGRÁFICA

9 PERFIL ECONÔMICO DA POPULAÇÃO

10 ZONAS ESCOLARES

10.7 Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola

INTRODUCÃO

Este relatório foi elaborado no intuito de identificar, analisar e compreender como é formado um ambiente escolar, suas características e problemáticas, como é utilizado seu espaço físico, como a escola atende a comunidade, qual perfil dos alunos atendidos, quais os projetos existentes neste ambiente escolar. Oque a comunidade espera da escola, a comunidade é participativa, o que o aluno espera da escola. São assuntos abordados ao longo do trabalho, no intuito de identificar suas problemática no intuito de elaborar um projeto que futuramente possa ser colocado em prática, visando a expectativa ou necessidade da escola avaliada.

E elaborar um projeto que futuramente possa ser colocado em prática, atendendo a expectativa e necessidade de todos que fazem parte deste ambiente rico em conhecimento, a escola, que é de todos.

CARACTERISTICA DA ESCOLA

Google Street View

A E.E FRANCISCO FERREIRA LOPES, localizada na rua Dr. Deodato Wertheimer, 426 - Centro, Mogi das Cruzes - SP, 08710-430, tel. 11 4890-3914. Ela fica em um bairro residencial de classe média, onde é muito fácil encontrar supermercados, posto de gasolina, SUS (Sistema Único de Saúde), próxima de creche, escola de ensino fundamental, fácil acesso à rodovia Airton Senna. A escola fica próxima à faculdade clube náutico, Assaí supermercado atacadista, próxima a escola Leonor de ensino fundamental, próxima a hospitais, farmácias e creche.

Ela é uma escola estadual, e possui 19 salas de aula, 73 funcionários, sala da diretora, sala dos professores, laboratório de informática, quadra de esportes coberta, quadra de esportes descoberta, cozinha, sala de leitura, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado para alunos deficientes ou mobilidade reduzida, sala da secretaria e banheiro com chuveiro.

ANALISE CRITICA DO AMBIENTE FÍSICO

A escola tem 2 andares, é muito espaçosa, porém, é visível que precisa de muitos reparos, pois sua pintura está desgastada, infiltração nas paredes, gesso quebrado, banheiros pichados, quadras quebradas, e etc. A biblioteca e constantemente utilizada pelos alunos, desde empréstimos de livro a leitura livre, é proposta frequentemente aulas no laboratório de informática, demais dependência como cozinha e banheiros atendem as necessidades dos alunos.

A proposta pedagógica se adequa as necessidades educacionais da comunidade e procura adequar-se ao espaço físico.

CARACTERISTICA DA GESTÃO ESCOLAR

A gestão da escolar promove assembleia com a comunidade escolar, professores, alunos e pais. Ha reuniões mensais e convocações extraordinárias. A gestão procura manter relacionamento com os pais de alunos através de telefone, plataforma digital e recados enviados pelo aluno. A gestão é bem participativa, agregando, pais, mestres e os alunos.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

A escola tem dois horários, de manhã a entrada é as 7:00 e saída as 12:20, e a tarde, entrada é as 13:00 e saída as17:30, os planos de aula são elaborados pelo professor durante eu horário de trabalho e supervisionados e aprovados pelo coordenador, os cursos oferecidos é ensino médio da 6° ao 9° ano, a escola segue o calendário escola determinado pela secretaria da educação.

É feito parcerias entre todos os participantes da vida escolar do aluno (funcionários, professores, gestor, coordenador e representantes dos pais). A escola atende a comunidade local e arredores, a comunidade local é uma comunidade de classe média, e a comunidades ao arredor são comunidades carentes, os adolescentes vem de ônibus cedido pela prefeitura para deslocamento de casa para a escola e vice-versa.

OUTRAS ATIVIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com