TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DECISÓRIOS PÚBLICOS - RESENHA

Por:   •  18/12/2021  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA

POLO: CAXIAS

DISCIPLINA: TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

PROFESSOR (A):  WILLIAM MELO

DISCENTE: FABRICIO DA SILVA E SILVA

        Avaliação 3

RESENHA - PROCESSOS DECISÓRIOS PÚBLICOS

Quando falamos em processo de decisão, estamos falando de algo que detém como ferramentas de racionalização da governança como algo efetivo em seu processo de ações diante da sociedade. É claro em observado as leituras, a tomada de decisões é algo realizado por todos dentro da sociedade, todos os dias, desde os momentos iniciais do dia, estamos a tomar qualquer tipos de decisão, nos levando a uma luta diária de reflexão e racionalização de como levar nossas praticas diárias, pensando no bem comum social.

 Quando se faz referências ao processo decisório público, estamos a notar as preocupações que os atores políticos se aderem a ter responsabilidade enquanto gerenciador da sociedade de forma responsável. Sendo que tais decisões não soa cabíveis somente a eles, uma vez que os mesmos dependem de um sistema de transparência, que os remete a realidade em sociedade. Onde será perceptível as demandas de vários grupos também, em rodeio a sociedade política.

Para que aconteça um processo eficaz de decisões públicas, sempre requer uma atenção, para fatores que busque de forma a trazer soluções eficientes, a partir da governança, sendo a algo substancialmente nas atividades que requer planejamento, organização, tendo como base sempre um direcionamento de lideranças que vise o controle de tais decisões dentro da sociedade. Para que haja um processo de ações eficientes na sociedade a governança se torna algo imprescindível.

De fato, em observadas leituras o processo de administração em decisões públicas requer, com tal objetivo, cumprir as obrigações socais, visando resultados públicos para a sociedade, de forma a ser sempre algo útil ao bem comum, assim tomadas com total eficiência e racionalidade, pensando sempre nas necessidades que se passa na sociedade. Não sendo algo fácil para tais responsáveis na gestão social daquele setor, tendo a encarar várias limitações, pois sempre a questões que busca envolver certos padrões que impossibilita as percepções nas tomadas de decisões, pelo fato de sempre haver um ponto acerca de dependência da generalidade de um todo envolvido nestes processos, havendo ou não questões que requer neutralidades, imparcialidade, confiabilidade, diante das políticas públicas. Sendo assim requer um processo avançado de racionalidade que busque encarar de forma saudável tais decisões para a sociedade com valores que representa tais governanças confiáveis.

MELO, W. Apontamentos: Processo decisório na administração pública e seus respectivos sistemas de informação. (no prelo).

OLIVEIRA, K.; PAULA, A. Herbert Simon e os limites do critério de eficiência na nova administração pública. Cadernos Gestão Pública e Cidadania. São Paulo, v. 19, n. 64, Jan./Jun. 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com