TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper emprendedorismo e planejamento organizacional

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

EMPEENDEDORISMO

Janusa Schenkel Baptista

Maria Eduarda Gomes Trevizol

Tutor Externo: Marcelo Oliveira Basso

        

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSLVI

Curso – Ciências Contábeis

27/11/2019

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo abordar conceitos gerais no âmbito do empreendedorismo. A palavra empreendedorismo está presente sempre quando se fala em inovação, novos negócios e investimentos. Importante ressaltar que o empreendedorismo não são somente grandes negócios, a profissionalização de pequenas ideias também pode ser caracterizada como empreendedorismo. Podemos identificar facilmente os pequenos empreendedores, como por exemplo: vendedores de docinhos, serviço de lavação de carro em domicilio, entre outros. Os empreendedores costumam ver oportunidades em situações que ninguém imagina, com recursos e ideias descartadas pela maioria da população. Uma característica bastante comum nos empreendedores é a pro atividade, não espera as coisas acontecerem, ao contrário, faz as coisas acontecerem com bastante agilidade e objetividade. Para desenvolvimento do presente Paper foi realizada uma revisão bibliográfica.

Palavras-chave:  Empreendedorismo.  Empreendedor. Sucesso. Planejamento. Organização.

1. INTRODUÇÃO

O empreendedorismo tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor, via de regra, possui habilidades para visualizar, construir e administrar o negócio, gerando resultados positivos, na maioria dos casos.

A história do empreendedorismo vem de muitos tempos, e não se configura apenas com as pessoas que desejam abrir um novo negócio, e sim se relaciona a comportamentos, atitudes, pensamentos, e ações das pessoas. Autores relatam inclusive, que o empreendedorismo está dentro de qualquer pessoa, e que pode ser desenvolvido.

Neste trabalho, serão levantadas diversas classificação e conceitos do mundo do empreendedorismo, facilitada assim que conscientização da sociedade sobre o que é ser um empreendedor.

A partir dessa explanação este trabalho levanta o seguinte problema: As características que o empreendedor tem para o seu negócio, os riscos que ocorrem com a falta de experiência para administrar as operações financeiras.

Com base neste questionário, este trabalho busca caracterizar os principais pontos sobre o empreendedorismo.

2.1 EMPEENDEDORISMO

Ser empreendedor pode ser o desejo de muitas pessoas, entretanto, é importante sempre analisar se está pessoa possui características de um empreendedor, “O empreendedor de sucesso possui características além das de um administrador, e alguns atributos pessoais somados aos ambientes permitem que aflorem essas características” (GIOVANELA, MASKE, CARDOSO, 2017, p.31)

Segundo HASMIOTO (2006) o empreendedor não se limita a criar negócios, junto ele cria um novo método de administração, utilizando novas alternativas estruturais na organização. O mesmo autor menciona sobre os riscos dos investimentos financeiros, já que quanto maior o investimento maior a incerteza.

Há também os empreendedores por necessidade que se caracterizam da seguinte forma:

Já quem é classificado como empreendedor por necessidade é aquele funcionário que foi desligado da empresa e não consegue uma recolocação no mercado e, por necessidade de sobrevivência, resolve arriscar um pequeno e novo empreendimento, mas faz isso porque precisa e não porque quer. (HASMIOTO, 2006, p.49)

A falta de preparo destes empreendedores pode gerar problemas futuros para o referido empreendimento, levando em considerações que provavelmente não terão competências gerenciais, relacionamento, habilidades financeiras, podendo assim acabar no fechamento da empresa.

De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar de forma frequente novas oportunidades de negócio. Tendo como foco a inovação e a criação de valor.

O empreendedor possui perseverança, tem energia, cria metas e faz de tudo para alcança-las. É inovador e criativo, e principalmente conhece e gosta do que faz.

2.1.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO

O que te diria um dicionário se você perguntasse a ele o que é EMPREENDEDORISMO?

É a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Para Leite (2002), ser empreendedor significa ter capacidade de iniciativa, imaginação fértil para conceber as ideias, flexibilidade para adaptá-las, criatividade para transformá-las em uma oportunidade de negócio, motivação para pensar conceitualmente e enxergar a mudança como uma oportunidade.

Para Leite (2000), empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco.

A palavra empreendedor é derivada da palavra francesa entrepeneur, que foi usada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantillon para designar o indivíduo que assumia riscos.

De acordo com Hitt, Ireland e Hoskisson (2008), a essência do empreendedorismo é identificar e explorar as oportunidades empreendedoras, ou seja, oportunidades que os outros não veem ou das quais não reconhecem o potencial comercial. Como um processo, o empreendedorismo resulta na destruição criativa de produtos existentes ou dos métodos para produzi-los e os substitui por novos produtos e métodos de produção. Pode-se dizer que o empreendedorismo está ligado a satisfação das necessidades com a disposição para enfrentar crises, explorando oportunidades e curiosidades com inovação e criatividade.

2.2 PLANO DE NEGÓCIO

O plano de negócios é um documento de planejamento que é elaborado de acordo com as necessidades do empreendimento. A elaboração de um plano de negócio é uma etapa fundamental para o empreendedor que deseja criar uma empresa, não somente pela utilidade na busca de recursos, mas principalmente, como forma de sistematizar suas ideias e planejar de forma mais eficiente o seu negócio. Um Plano de negócios bem feito aumentara muito suas chances de sucesso. 

Segundo Dornelas (2005, p. 96), “essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (117.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com