TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observação e Projeto Entrega

Por:   •  18/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Lucas Silva de Lima - 1655597

Polo Itaperuna

2017

  1. Ponto de Partida

O ponto inicial do ambiente observado é a Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, situada na rua Francisco Vicente Arrabal, número 300, no bairro Governador Roberto Silveira (CEHAB popularmente), cidade de Itaperuna no interior do estado do Rio de Janeiro. Os ambientes observados se encontram num raio de aproximadamente 500 metros de proximidade do ponto de partida, sendo a própria escola um doas dois ambientes escolares observados.

  1. Ambientes escolares observados

Os dois ambientes escolares observados foram as escolas municipais Francisco de Mattos Ligiéro e DR. Auto de Oliveira Pinto. No aspecto físico, a primeira apresenta uma estrutura grande e espaçosa, com três prédios com dois pavimentos de salas de aula cada, uma quadra poliesportiva, uma praça e um campo de futebol, e sua estrutura total ocupa todo o bloco onde está situada, ao passo que a segunda escola possui uma estrutura física bem menor, com apenas um pavimento de poucas salas de aula e um ambiente de recreação com um playground, visto que esse ambiente escolar é dedicado apenas à fase pré-alfabetização, e os alunos são transferidos para a escola Ligiéro ao completarem essa fase. Já a escola Ligiéro oferece todo o ensino fundamental, da alfabetização à nona série de aprendizagem, justificando seu tamanho físico.

Ambos ambientes têm sua cor predominante azul, assim como as demais escolas municipais da cidade e requerem a utilização de uniformes escolares por parte dos alunos.

Nos dois ambientes o estado de conservação das instalações é mediano, com sinais de reformas recentes, porém, aparentemente, insuficientes para que pareçam conservadas. Pinturas renovadas para combater a pichação, intervenções nas rachaduras dos muros e calçadas são visíveis.

No espaço esportivo e na praça da escola Ligiéro, é possível observar a interação da comunidade, bem como dos alunos com o ambiente. Prática de esportes, atividades físicas, eventos esportivos como campeonatos de futebol são comuns no local, que mesmo sendo um ambiente escolar, também serve como um ambiente não escolar, especialmente aos fins de semana, quando não há atividade na escola.

A circulação de alunos nos horários de entrada e saída são intensos, as ruas ficam abarrotadas de estudantes de todas as séries, o transito fica praticamente impedido nestes momentos, o que dificulta a circulação dos moradores da comunidade em seus veículos e dos transportes que são responsáveis por levar e buscar alunos que estudam nas escolas.

Em suma, os dois locais parecem atender bem ao seu propósito, com poucos problemas visíveis ao longo da observação.

  1. Ambientes não escolares observados

A grande maioria dos ambientes que podem ser observados ao redor do ponto inicial são residenciais, contando com alguns poucos comerciais, como um mercado, uma padaria e uma lanchonete. Outro ambiente observado para este trabalho foram as ruas e calçadas em frente às escolas, em especial aquelas em frente ao Ligiéro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com