TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Comportamento

Por:   •  21/4/2015  •  Abstract  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Leia o texto para responder a questão 01:

Na última quarta-feira, o respeitabilíssimo Dicionário Oxford, o mais extenso da língua inglesa, anunciou que um novo verbete passaria a figurar em suas páginas: selfie, que reúne o substantivo self (eu, a própria pessoa) e o sufixo ie. Eis sua definição: "Fotografia que alguém tira de si mesmo, em geral com smartphone ou webcam, e carrega em uma rede social." Os responsáveis pelo Oxford informaram que o dicionário surgido no século XIX aceitou o novo verbete porque as citações a selfie cresceram 17.000% neste ano — mensalmente, um programa coleta mais de 150 milhões de palavras em publicações variadas e analisa a recorrência delas. O ingresso do termo no Oxford, no entanto, não é apenas fruto de uma estatística. É o reconhecimento de um fenômeno global. Tornou-se um gesto comum esticar o braço segurando o celular apontado para o rosto, e depois compartilhar a foto no Instagram, Facebook ou similares. O selfie pode revelar um estado de espírito ou ser um meio de autopromoção. Anônimos e famosos aderiram. Em excesso, selfies podem até fazer mal, alertam psicólogos.

Na leitura da psicóloga brasileira, há três grupos bem definidos de autores de selfies. O primeiro é formado pelos exibicionistas. É gente que costuma parar diante do espelho do elevador ou da academia e exibir para a câmera, por exemplo, os resultados da malhação. O segundo reúne aquelas pessoas que querem apenas mostrar seu estado de espírito – felicidade ou tristeza ao acordar, ao encontrar um amigo etc. Por fim, tem o time que quer mostrar que está em algum lugar, parque ou shopping, por exemplo, desde que a paisagem não ganhe mais importância do que o autor.

Disponível: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/selfie-e-nova-maneira-de-expressao-e-autopromocao

Questão 1- A partir do trecho acima, construa um texto (10 a 15 linhas) que relacione subjetividade e relações sociais, destacando a adesão ao selfie. (Valor: 1,0). 

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

- conceito de selfie, subjetividade e identidade – (valor 0,5)

- o narcisismo, o individualismo, o modismo e o consumismo nas relações sociais – (valor 0,5).

Resposta: A palavra selfie é uma palavra em inglês que significa autorretrato. Esse autorretrato deve retirado e postado em alguma rede social. O homem está em constante transformação em busca de sua real identidade e sempre desde antiguidade buscou ser diferente do seu semelhante. Mas ao mesmo tempo em que busca a diferença ele se torna igual ao aderir uma moda, novo jeito de se vestir, de falar, de se comportar diante da sociedade semelhante ao outro indivíduo. É interessante como a sociedade atual se importa tanto com a imagem, com o eu, com o ter, com o ser e muitas vezes se esquece de muitos valores de suma importância para se viver em sociedade, como por exemplo, a solidariedade, o doar, o dividir, o somar. Muitas vezes achamos que apenas o fato de estarmos em uma rede social, postarmos nossas fotos, selfies, boas frases, entre outras coisas já estamos fazendo nosso papel social, não precisamos mais de contato físico, de conversas cara a cara, de passeios ao ar livre, de visita a amigos e familiares, em fim não precisamos mais do outro. O mais interessante de vivermos em sociedade é a capacidade de interagirmos, de sermos vistos e vermos o outro. Vamos fazer mais uso do autorretrato de todos juntos, com certeza vai valer a nossa interação social.

Questão 2- Como base no vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=Pkc_xBD4Cyo), analise os elementos que caracterizam um grupo eficaz (valor: 1,0). Destaque no seu texto: coesão, motivação e liderança. O trecho do vídeo está disponível no ava.

Resposta: Este vídeo é muito interessante e poderia tratar de vários assuntos relacionados à psicologia, mas o assunto abordado neste texto será os elementos que caracterizam um grupo eficaz e também a coesão, motivação e liderança.

No vídeo temos três grupos distintos, em situações e locais diferenciados, mas temos nos três algo em comum, um líder que cumpre o seu papel no grupo, ele não apenas dar ordens, ele coordena as ações do grupo, ele percebe as necessidades do grupo e está atento não somente no cumprimento das tarefas, mas também ao bem estar de sua equipe.

A palavra equipe é a chave do grupo, todos sempre atentos às necessidades coletivas e individuais, cada um sabe o que fazer e como agir no momento certo. O líder interage com seus comandados, os incentiva nas tarefas, organiza o grupo e faz parte do grupo, ele trabalha junto com todos e no final eles conseguem alcançar a meta. Um grupo eficaz é um grupo de sucesso, um grupo vencedor.

Questão 3- Identifique em uma das teorias da psicologia (escolha uma teoria) as contribuições para sua profissão (valor: 1,0)

Em seu texto, aborde os seguintes pontos:

- explicite em seu texto o conceito escolhido e a análise do mesmo (valor: 0,5)
- aplicabilidade e a importância do conhecimento psicológico para vida profissional (identifique o seu curso) (valor: 0,5).

Resposta: A teoria Behaviorista por basear-se no estudo através da ciência e do comportamento foi a que mais contribuiu para os estudos da tecnologia. O conceito Behaviorista observa o comportamento e as interações entre o ser e o ambiente, fator que a tecnologia utiliza para criar equipamentos e soluções para facilitar o dia a dia das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com