TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o papel da escola e do professor na pedagogia progressista

Por:   •  11/7/2019  •  Dissertação  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da escola do professor é de ensinar, educar e instruir o aluno, onde esse aluno possa ter uma relação democrática e ter suas próprias decisões, ser crítico, correr atrás de seus objetivos, ter experiência, assumir posições e a escola é o melhor lugar onde esse aluno pode aprender.

O professor é mediador do ensino, apresentando novos desafios para que o aluno esteja sempre em processo de aprendizagem que se dá através das experimentações, da prática e da descoberta.

A escola tem como principal papel o suporte aos alunos e professores, ao mesmo tempo que correspondam às necessidades da sociedade.

b) De que modo a pedagogia progressista contribui para o fortalecimento de educação emancipatória?

De modo geral, o educador que é comprometido com a sociedade, sempre vai procurar passar seu conhecimento da melhor forma possível, formando cidadãos autônomos e críticos, de forma intelectual e moral. A escola tem o dever de formar cidadãos autônomos e críticos, mas para que isso ocorra é necessário uma educação voltada para a realidade dos estudantes, suas necessidades, seus direitos e seus anseios, garantindo o que regulamenta a Constituição Federal: Assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.

A escola, ao constituir sua própria cultura, ela constitui sua identidade, essa identidade são os seus valores, os seus objetivos e sua forma de se organizar, onde podemos ver todas suas ações através do que ela ensina, como ensina, como os professores se portam na sala de aula, como a refeição é oferecida, de forma saldável ou não, como é a recepção na escola, como atua a direção da escola, como os alunos devem se portar na escola, o que eles aprendem e transmitem para fora da escola naquilo que se adaptam na cultura organizacional e usam em seu dia a dia... A formação da identidade de uma escola é um exemplo de cultura organizacional que prepara o aluno para diversos tipos de instituições e suas organizações culturais que encontrarão durante sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com